Quem estava com saudade e achava que o Tum Tum Instrumental só voltaria quando este engatinhante 2019 já estivesse a pleno vapor, é hora de relembrar que a 6ª temporada da mostra, iniciada em julho do ano passado, ainda tem dois espetáculos marcados para este ano. O primeiro deles ocorre neste domingo, e promete ser uma verdadeira celebração de ritmos musicais, contemplando diferentes vertentes latinas, rock e discotecagem eletrônica. O palco estará montado na área externa do Centro de Cultura Ordovás, para um evento gratuito que ainda terá feira sustentável com marcas alternativas e prática de yoga, tudo a partir das 16h.
Com a proposta de unir numa mesma data representantes da cena regional a expoentes nacionais ou de fora do país, o Tum Tum deste domingo traz o Uiliam Michelon Quarteto e a banda Aeromoças e Tenistas Russas. De Vacaria, o acordeonista Uiliam Michelon explora elementos que remetem do jazz à música clássica, acompanhado de Thiago Carlotto (violão), Everton Hoffmann (baixo) e Gleidson Dondoni (bateria). Uma das principais características do grupo, formado há três anos, é misturar pegada e virtuosismo na mesma medida, tanto em composições próprias quanto em releituras que homenageiam de Astor Piazzolla (Oblivion) a Cole Porter (I’ve Got You Under My Skin).
– Nossa trajetória ainda é recente, mas a gente percebe que o público em geral está mais aberto à música instrumental, percebendo que a música não precisa ter letra para ser curtida. Tivemos a oportunidade de tocar no Rodeio Internacional de Vacaria, por exemplo, e foi muito legal. Acho que isso também se dá porque as pessoas cansaram de ouvir o que é empurrado para elas. As plataformas digitais deixaram todos mais livres para escolher o que ouvir – comemora Uiliam, que finaliza a gravação do primeiro álbum do quarteto.
Como convidado de fora do Estado chega o trio paulista Aeromoças e Tenistas Russas, cuja sonoridade chama ainda mais a atenção do que o nome pra lá de criativo. O trio, formado por Eduardo Porto (bateria e samples), Juliano Parreira (baixo) e Gustavo Koshikumo (guitarra e sintetizador), pega o que tem de mais dançante do pop e do rock e acrescenta uma pitada de psicodelia. Com 10 anos de estrada, a ATR já percorreu diversos países da Europa e da América Latina, e desembarca pela primeira vez em Caxias.
Após os shows, a festa segue com a discotecagem do Caburé Dub, duo local formados pelos músicos e pesquisadores Beto Scopel e Vini Rocha, que tocam desde o consagrado até o mais inusitado da música brasileira e mundial, desde que seja pra galera dançar e se divertir.
O próximo Tum Tum Instrumental, que encerra a 6ª temporada, será em 24 de fevereiro, também no Ordovás. Os shows serão da Nación Ekeko (Argentina) e Klezmeron Orkestra (Uruguai).
Programe-se
O quê: Tum Tum Instrumental com Uiliam Michelon Quarteto, Aeromoças e Tenistas Russas e Caburé Dub
Quando: domingo, a partir das 16h
Onde: área externa do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita (pede-se a doação de 1 quilo de alimento não perecível)