Trinta anos pode não parecer um tempo tão grande, mas quando se fala de projetos culturais, é uma idade de respeito. Esse é o tempo que o Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela vive e sobrevive, mesmo em época de cortes de verbas na área cultural. Em 2018, a edição de aniversário que começa nesta quinta e vai até domingo, é ainda mais especial: todos os eventos ocorrem gratuitamente na praça João Corrêa,.
Mantendo a tradição de nunca ter sido interrompido, o festival comemora o fato de seguir abrindo espaço tanto para bonequeiros locais quanto para atrações internacionais. Nesta edição haverá apresentações de grupos dos Estados Unidos, Argentina e Espanha. Um dos confirmados é o argentino El Titiritero de Banfield, que apareceu por aqui há uma década, quando o festival completava 20 anos. Para a curadora desta edição, Marina Gil, o Festival Internacional de Teatro de Bonecos faz parte da identidade cultural da cidade e do país:
– Nesses 30 anos, conseguimos conquistar o público. É uma plateia que aprendeu a amar os bonecos, amar o festival e esperar por ele.
Um dos pontos altos da programação, ao menos um dos mais esperados, é o grande desfile de bonecos, que ocorre no sábado, às 14h30min. Na ocasião, a cidade se reúne em uma grande festa da rua, com bandas e bonecos desfilando juntos.
– A expectativa é de reencontrar amigos e bonecos, não só para comemorar e celebrar a vida, mas também para a gente comemorar a arte, a brincadeira, a recriação familiar, essas coisas que a gente preza tanto e que na correria do dia a dia é difícil cultivar – explica Elizabeth Bado, integrante do grupo Só Rindo Bonecos da Montanha e Beth Bado Bonecos.
A bonequeira, que também dá vida ao Carlão (foto), mestre de cerimônias oficial do Festival, participa do espetáculo Histórias do Carlão, que também ocorre no sábado, às 10h. Nele, a bonequeira relembra a primeira vez que o boneco apareceu em Canela. Para Beth, a realização do Festival não é apenas de celebração, mas também de reflexão:
– São trinta anos! Só por isso a gente já têm que respeitar o evento. Porque trinta anos sem parar no Brasil... Até a Festa da Uva, que tem recurso, foi adiada. É uma batalha manter o festival funcionando. Nós só temos a agradecer ao pessoal que puxa esse barco.
AGENDE-SE
O quê: Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela.
Onde: na Praça João Correa, em Canela.
Quando: de quinta a domingo.
Quanto: entrada gratuita.
PROGRAMAÇÃO
Quinta
20h30min: abertura oficial com o espetáculo En camino, do grupo argentino Titiritero de Banfield.
Sexta
9h: Bonecos do Só Rindo, do Grupo só Rindo, de Canela.
10h: Quatro contos para Teatro de Bonecos, do grupo Cia Gente Falante, de Porto Alegre.
14h: O pequeno Príncipe, com Cia Giliardos, de Canela.
15h: Histórias do Carlão, com o grupo Beth Bado Bonecos, de Canela.
19h: En Camino, do grupo Titiritero de Banfield, da Argentina.
20h30min: Suspended Animation, do grupo Huber Marionettes, dos Estados Unidos.
Confira a programação completa no site www.bonecoscanela.com.br.