Vitor Emanuel abre um sorriso quando questionado sobre usa paixão pela leitura. Aos oito anos, gosta tanto de ler que abre mão de brinquedos e sorvete em troca de uma boa história. Na tarde de domingo (30), o menino e a mãe, a motorista e cobradora Suelen Moraes, 31, percorriam a área infantojuvenil da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul em busca de novos exemplares. Fã da série Os Detetives do Prédio Azul, Emanuel aprendeu a ler aos cinco anos e, desde então, tornou-se um devorador de livros.
— Desde que a Feira abriu, na sexta-feira, viemos todos os dias e sempre compramos um livro. O conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar — conta Suelen, orgulhosa do hábito do filho.
De acordo com a organização, desde a abertura, na sexta-feira, mais de 37 mil pessoas passaram pela Praça Dante Alighieri e nesses três dias foram vendidos 9.280 exemplares nas 43 bancas. A advogada Carla Messias e o marido dela, o juiz aposentado Sebastião Messias, aproveitaram o domingo para visitar o evento e adquirir livros para si e para presentear os três netos.
— Todos os anos compramos presentes para eles. Escolhemos de acordo com o gosto de cada um — revela Carla, tirando da sacola obras sobre mitologia nórdica, filosofia, ética e títulos do bestseller Augusto Cury.
Em frente à Catedral, os espaços do Sesc e do Sesi também estavam bastante movimentados. Na Kombi Taru, Isadora Chemello, nove anos, e Júlia Brentano Michelon, oito, se divertiam ouvindo histórias da contadora Aline Luz. Quase nem piscavam, de tão atentas. No palco principal, uma apresentação de dança flamenca com o grupo La Serrana atraía os olhares de gente de todas as idades.
Para a livreira Maria Helena Lacava, a perspectiva é de que será uma boa feira, tanto para os comerciantes, quanto para o público. Ela cita os sebos, nos quais é possível encontrar obras, principalmente usadas, por até R$ 5 como um forte chamariz de leitores.
— É importante para tirar o preconceito contra o livro usado. Muita gente vem e encontra coisas muito boas. O livro tem de rodar e não ficar na estante — salienta, satisfeita também com a nova disposição das bancas em torno do chafariz.
Leia mais
Patrona Rejane Romani Rech dá início à 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Com 43 livreiros e 62 escritores convidados, 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul abre nesta sexta
A diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni, destaca o grande número de famílias nos três primeiros dias.
— Isso demonstra a grande importância que os pais estão dando para o incentivo da leitura aos seus filhos. Notamos também que muita gente também aproveita a feira para antecipar as compras para o Natal, por acreditar que livros são um excelente presente — afirma.
A Feira segue até o dia 14.