Ler para ser a mudança, feliz, sonhador, único, criativo, o que você quiser. A partir desta sexta-feira e pelos próximos 16 dias, a Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, transforma-se num território fértil para a imaginação e parada obrigatória para quem aprecia tudo o que a literatura proporciona. Com abertura às 18h30min, com show do grupo Yangos, a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul promete movimentar a região central da cidade com uma programação diversificada para todas as idades.
Nas 43 bancas, que estarão abertas já a partir do meio-dia, os descontos podem chegar a 20%. Além disso, 62 escritores nacionais e internacionais participarão de 24 bate-papos e 16 palestras abertas à comunidade, somando-se às 80 sessões de autógrafos agendadas até o dia 14 de outubro. Além dos autores locais, participam a paraibana Maria Valéria Rezende, a mineira Marilda Castanha, a peruana Glória Kirinus, a argentina Anabella López e o nigeriano Sunny (Ikechukwu Sunday Nkeechi).
Leia mais
62 escritores nacionais e internacionais participarão da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Com destaque para o chafariz, saiba como será a estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Escritora Rejane Romani Rech será a patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias
A diretora do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Maria Cristina Tiburi Pisoni, destaca três pontos da estrutura. O primeiro deles é a integração do chafariz ao projeto. Diferentemente de edições anteriores, quando era coberto por um tablado, a fonte d'água ficará aparente, o que, segundo Maria Cristina, proporcionará uma melhor circulação e iluminação ao evento:
— O chafariz será o coração da feira. O espaço da praça será muito mais amplo.
A diretora também salienta a ocupação das calçadas ao longo das quatro ruas do entorno da praça, deixando a feira maior e melhor distribuída. Maria Cristina chama a atenção para a transferência da área infanto-juvenil para a alameda da Rua Marquês do Herval, onde ficarão instalados nove livreiros e um palco exclusivo. Os espaços do Sesc, do Sesi, da Kombi Taru e do Clube de Leitura Quindim completam a área da feira destinada às crianças e adolescentes.
— O hábito da leitura a gente cria desde que o bebê nasce, então queremos dar essa continuidade porque chega um período em que os jovens começam a perder o interesse. Queremos trazer esse público de volta. O espaço do Sesc, por exemplo, terá uma programação muito voltada para a literatura fantástica e que deverá agradar bastante — afirma.
Além da Praça Dante, haverá atividades no Teatro Pedro Parenti (Maratona de Contação de Histórias), na Galeria Gerd Bornehim (25º Proler e exposição), na Biblioteca Pública (bate-papos e palestras), no loft do Recreio da Juventude (Passaporte da Leitura), o Café da Velha (Órbita Literária) e o Museu Municipal (exposição). A programação contempla ainda cerca de 30 atrações musicais.
— Eu diria que a Feira do Livro é um patrimônio cultural da cidade e seu objetivo é humanizar a praça, tornando-a parte do dia a dia das pessoas — resume Maria Cristina.
Trânsito
A quadra da Rua Dr. Montaury será fechada durante dois domingos para a realização de programação paralela à Feira do Livro. No dia 7 de outubro, o fluxo de veículos será interrompido à tarde para uma exposição de carros antigos. No dia 14, a via será bloqueada durante todo o dia para a realização de um festival de churros.
Faça um passeio virtual pela estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul:
Dicas da patrona
Patrona da 34ª Feira do Livro, a escritora Rejane Romani Rech preparou uma lista com sugestões para os leitores do Pioneiro. Aos 61 anos, Rejane é professora e autora de seis livros. É a terceira vez consecutiva que uma mulher ocupa o cargo de patrona.
Ela terá como companhia, durante a Feira, a professora Magda Regina Corsetti Torresini, 72, eleita a Amiga do Livro. Magda, 72 anos, é formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (Língua e Literatura Portuguesa) e em Língua Francesa pela Nancy Universitè.
1. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector.
— É um verdadeiro hino ao amor. Considero uma obra-prima da literatura brasileira principalmente porque a autora seduz o leitor através da linguagem e da sua capacidade de dizer o indizível.
2. Os Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher.
— Uma história envolvente, inesquecível, e de grande sensibilidade. É ambientada em Londres e na Cornualha.
3. Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa.
— A literatura portuguesa contemporânea em grande estilo e demonstrado já na própria sonoridade do título.
4. Tetralogia Napolitana: A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e de Quem Fica, História da Menina Perdida, de Elena Ferrante.
— Uma série escrita com maestria, o bem e o mal alternando-se na história de duas amigas e um grande painel da História italiana depois da Segunda Guerra.
5. Os Vestígios do Dia, de Kazuo Ishiguro.
— Prêmio Nobel de literatura 2017, uma obra bem elaborada, refinada, sutil.
Programe-se
:: O quê: 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
:: Quando: de 28 de setembro a 14 de outubro. Cerimônia de abertura dia 28, às 18h30min, com show do Grupo Yangos. A área geral abre das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira, domingos e feriado, e das 9h às 20h, aos sábados. A área infantojuvenil abre das 10h às 20h de segunda a sexta, domingos e feriado, e das 9h às 20h, aos sábados.
:: Onde: Praça Dante Alighieri.
:: Quanto: entrada franca.