Muitas vezes temos a sensação de que momentos de paz interior são praticamente impossíveis no cotidiano avassalador das grandes cidades. E motivos não faltam: trânsito violento, rotina de trabalho cansativa e preocupação constante com a criminalidade. Sobra pouco tempo de convivência com as pessoas que amamos e fazer uma pausa para refletir sobre valores humanos se torna tarefa complicada. Tendo em vista esse cenário, o Instituto Cultural Taru promove sábado, em Caxias do Sul, atividades alusivas ao Festival Mundial da Paz, movimento internacional que ocorre entre os dias 9 e 19 de agosto com a finalidade de cultivar a cultura da paz e florescer o amor universal.
A programação inicia às 13h30min, com edição especial do projeto Círculo da Paz, ligado à Justiça Restaurativa. A roda de conversa terá a advogada Débora Schmidt e a professora Ana Cardoso como facilitadoras.
— A proposta é ser um espaço de fala e escuta atenta e respeitosa. Os círculos priorizam o desenvolvimento da pessoa humana, porque em todo e qualquer lugar é preciso fazer essa reflexão sobre os valores e sobre a maneira que me relaciono com os outros. É uma forma simbólica de reflexão, pois vivemos uma era com muitos recursos de comunicação, mas, ao mesmo tempo, não conseguimos nos ouvir — observa Ana Cardoso, que atua com os círculos desde 2016.
Na sequência, às 15h, a mestre em reiki Carol Gayer coordena uma atividade com foco em meditação e aplicação coletiva da prática japonesa que também ganhou espaço no Ocidente. Além de trabalhar com símbolos característicos do reiki, os participantes farão exercícios respiratórios e mentalizações em prol da paz mundial. Segundo Carol, momentos de reflexão contribuem efetivamente na melhora da qualidade de vida:
— O processo de meditação aumenta a imunidade das pessoas, ajuda a resolver problemas de insônia, diminui a ansiedade e, segundo pesquisas, reduz riscos de problemas cardiológicos. Os benefícios da meditação e do reiki estão intimamente ligados à energização — ressalta a mestre em reiki.
Para fechar a programação, às 18h30min, o guru indiano Srila Bhaktivedanta Siddhanti Maharaj palestra sobre amor universal sob a ótica dos princípios védicos. O monge, que já acumula passagens por Estamos Unidos, França, Itália, México e África do Sul, desembarca no Brasil para um ciclo de palestras em solo gaúcho. No roteiro, Gramado, São Francisco de Paula e Caxias do Sul. O guru afirma que, mesmo com pequenos gestos, é possível atuar na construção de um mundo mais fraterno e equilibrado:
— O amor universal só é possível se tivermos a consciência de Deus envolvida em nossa sociedade. Significa colocar Deus como centro.
PROGRAME-SE
O quê: Festival da Paz.
Quando: sábado, a partir das 13h30min.
Onde: Instituto Cultural Taru (Rua La Salle, 933, São Pelegrino), em Caxias.
Quanto: entrada gratuita.
Atividades
13h30min: Círculo da Paz, com Ana Cardoso e Débora Schimidt.
15h: meditação e reiki coletivo, com Carol Gayer e reikianos do grupo PICs-SUS.
16h: apresentação musical com Luciano Cesa e Grupo de Mantras.
18h30min: palestra com o guru indiano Srila Bhaktivedanta Siddhanti Maharaj.