Pode parecer exagero dizer que Lascelle “Wiss” Bulgin e Cecil “Skelly” Spence, fundadores da banda Israel Vibration, são sobreviventes da primeira geração do reggae jamaicano. Alguém poderia sugerir chamá-los de remanescentes, mas fato é que, para a dupla vitimada por uma grave crise de poliomielite no país caribenho na década de 1950, permanecer na estrada por quatro décadas – subindo aos palcos de muletas, mas sem nunca perder a energia – é desafiar os próprios limites a cada show e a cada disco lançado. E já são 23, incluindo uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum de Reggae (2012), por Reggae Knights. Hoje à noite, quando o público caxiense conferir o primeiro show dos jamaicanos na cidade, irá presenciar um pedaço importante da história do reggae emanando sua força no palco do Shiva Music Club.
Wiss e Skelly se conheceram num centro de reabilitação para crianças com poliomielite (também conhecida como paralisia infantil) em Kingston. Quando formaram a Israel Vibration, tinham como terceiro membro Albert “Apple Gabriel” Craig, que mais tarde seguiu em carreira solo. Suas letras exaltam os valores da religião rastafári, a mesma que teve Bob Marley como principal divulgador, e o uso religioso da marijuana, sua erva sagrada. Um de seus principais sucessos Herb is The Healing (Erva é a Cura), tem mais de 20 milhões de visualizações no YouTube. Num dos nove shows da atual turnê pelo Brasil, que começa por Caxias, serão a atração da Marcha da Maconha em Florianópolis (dia 28).
Programe-se
O quê: show da banda jamaicana Israel Vibration, com abertura da Natural Dread
Quando: Hoje, às 22h30min
Onde: Shiva Music Club (Rua Osmar Meletti, 275)
Quanto: R$ 50 a R$ 100 pelo site sympla.com.br ou na loja Hip (Rua Visconde de Pelotas, 951)
Mais informações:(54) 99139.6565 e (54) 3214.8929
– A Israel Vibration é um dos pilares do reggae, respeitada no mundo todo. É uma das grandes influências para qualquer músico do gênero. Pelo fato deles já estarem bem idosos e os shows começarem a ficar um pouco pesados, pode ser a última chance de assisti-los por aqui – comenta Daltro Cassiano, baterista da banda caxiense Natural Dread, parceira na produção e responsável pelo show de abertura.
Ainda segundo Daltro, a vinda dos jamaicanos à Serra, acompanhados da Roots Radics, sua fiel banda de apoio, se dá num momento em que a cultura reggae busca uma reafirmação no Brasil:
– O reggae é um gênero que oscila muito, tem momentos de alta e de baixa de público. O show em Caxias é resultado da união dos esforços da nossa banda com a produtora (Intershows, de Salvador-BA), que quer fortalecer a cena, mesmo sabendo que nosso potencial de público não é igual ao das capitais. Se o interesse fosse o dinheiro, talvez não tivéssemos essa oportunidade.