Escolha o seu cenário: os plátanos do Parque dos Macaquinhos, as águas da Lagoa do Rizzo ou as diferentes espécies que embelezam o Jardim Botânico de Caxias do Sul. Todos eles serão invadidos pela música durante os Concertos de Verão, série de três apresentações gratuitas que abrem a temporada 2018 da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. O primeiro concerto será neste domingo, no parque.
– Os Concertos de Verão vêm contemplar um período do ano em que a orquestra pode se apresentar ao ar livre. É uma iniciativa no sentido de humanizar os espaços públicos durante o verão, levando até a comunidade o lazer, a cultura – explica o maestro, Fernando Berti Rodrigues.
Tanto o concerto deste domingo quanto os programados para o Jardim Botânico e a Lagoa do Rizzo – marcados, respectivamente, para 25 de fevereiro e 18 de março – serão divididos em duas partes, acrescenta o maestro, responsável também pela direção artística das apresentações. O primeiro momento será de músicas sinfônicas, mais eruditas, mas de caráter ligeiro e alegre, combinando com o ambiente e a estação. O segundo, de imersão na música popular, com diversos solos.
– Para fazer a transição entre esses dois momentos, escolhemos a peça Retratos: Pixinguinha, de Radamés Gnattali, compositor gaúcho de formação erudita que se dedicou a diminuir a diferença entre os gêneros musicais – diz Berti.
Outra característica dessa série de concertos é a aproximação entre músicos e público. Como não há palco, a orquestra estará junto aos espectadores, circundada por eles, num contato bem mais direto do que aquele das apresentações em salas de espetáculo.
O maestro destaca ainda que a temporada da Orquestra de Sopros terá outras séries além da de verão: nos próximos meses, voltam os Concertos Didáticos, os Concertos Comunitários e os Concertos Sinfônicos. Os músicos também já se preparam para a apresentação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que será realizada no dia 8 de março, na Casa da Cultura, sob a batuta da maestrina Mônica Giardini (SP), apenas com solistas femininas e um repertório integrado apenas por obras de compositoras mulheres.
Será um ano de muita música.
AGENDE-SE
Concertos de Verão, com a Orquestra Municipal de Sopros
Quando: dia 4 de fevereiro, às 17h.
Onde: no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos).
Quando: dia 25 de fevereiro, às 16h.
Onde: no parque do Jardim Botânico.
Quando: dia 18 de março, às 16h.
Onde: junto à Lagoa do Rizzo.
* todos os Concertos de Verão têm entrada franca; se chover, as apresentações serão suspensas.
Repertório
Intrada - 1º Movimento da 4ª Suite de Alfred Reed
Aria - 2º Movimento da 4ª Suite de Alfred Reed
Lezguinka do Ballet Gahynne - Aran Katchaturian
Pas de Deux - 2º Movimento da 3ª Suite de Alfred Reed
Fiddle-Faddle - Leroy Anderson
Suite Retratos: Pixinguinha - Radamés Gnattali (solista: Leonardo Maziero, flauta)
Gonzaga em Tom Maior - Luiz Gonzaga
Apanhei-te Cavaquinho - Ernesto Nazareth (solista: Luiz Carlos Zeni Jr., saxofone alto)
Espinha de Bacalhau - Severino Araújo (solista: Eli Tomazi, clarinete)
Samba do Arnesto - Adoniram Barbosa (solista: Jhonatas Soares, tuba)
Gallop - 4º Mov. da 1ª Suite de Alfred Reed
Leia também
3por4: Carnavale Garden ocorre de 9 a 14 de fevereiro, em Bento Gonçalves
DJ mato-grossense Vintage Culture se apresenta no palco principal do Planeta Atlântida, na sexta
Andrei Andrade: a empatia corre na contramão
3por4: Biamar lança coleção Outono/Inverno inspirada na estética de cidades russas