Tem clima de festa o concerto que a Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs) apresenta domingo, no UCS Teatro. Isso porque a formação comemora 15 anos com uma apresentação que terá como convidado especial o violinista italiano Emmanuele Baldini. O repertório contempla duas obras do espanhol Pablo Sarasate (1844-1908), que terão Baldini como solista. A primeira delas, Zigeunerwisen (Arias Ciganas), Op. 20, traz a expressividade tipicamente cigana em uma composição na qual, conforme explica o maestro Manfredo Schmiedt, "o violino faz peripécias musicais incríveis". Na obra seguinte, Fantasia sobre temas da Opera Carmen, Sarasate se apropria dos principais temas da composição de Bizet, como a habanera e a seguidilla, para fazer uma série de sonoridades que transitam entre o drama, o virtuosismo e a suavidade.
– A primeira parte do concerto é extremamente passional, muito interessante – resume Schmiedt.
Na segunda parte, a orquestra interpretará a Suite Sinfônica Scheherazade, obra mais popular do russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908), que descreve em música As Mil e Uma Noites, na segunda parte.
– É uma obra que tem quatro histórias, e o Baldini se dispôs a tocar como spalla (primeiro violinista). Tem as partes de solo, que representam a Sherazade, e a orquestra, que faz os complementos, representando elementos como o mar, o Simbad, o príncipe, a princesa. É uma peça extremamente virtuosística para orquestra e estamos extremamente felizes com a presença dele (Baldini) – afirma o regente.
Radicado no Brasil há 12 anos, o italiano é atualmente spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Casado com a garibaldense Veroni, é a primeira vez que Baldini vem a Caxias do Sul.
– Fico muito feliz em participar deste movimento histórico, porque é uma data importante, especialmente em momentos de crise – salienta o convidado, comemorando a permanência de uma orquestra como a da UCS por "criar raízes para fortalecer a música clássica também fora das grandes capitais".
MOMENTOS MARCANTES
O maestro da Osucs, Manfredo Schmiedt, cita cinco momentos marcantes da Osucs nestes 15 anos:
1. Concerto da Primavera com participação do cantor, violonista e compositor Toquinho, em outubro de 2012
2. Quinta Sinfônica com participação da Orquestra da Universidade do Norte de Iowa (EUA), em março de 2014
3. Apresentação do espetáculo cênico-musical Quadressência, em junho de 2014
4. Concerto com a Orquestra Filarmônica da PUCRS, em junho de 2016
5. Concerto para crianças com regência do maestro português Jorge Salgueiro, em outubro de 2016
PROGRAME-SE
:: O que: concerto comemorativo aos 15 anos da Orquestra Sinfônica da UCS, com participação do violinista italiano Emmanuele Baldini
:: Quando: domingo (20), às 19h
:: Onde: UCS Teatro (Bloco M, Cidade Universitária)
:: Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (estudantes e sênior). Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Loja Spaço Omini (Galeria Universitária), na Livraria do Maneco (Centro) e no Posto Deltha (em frente à prefeitura)