Livros, telenovelas e ilustração devem pautar o bate-papo desta quarta-feira na 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que tem como convidados o escritor, dramaturgo e roteirista Walcyr Carrasco, conhecido por novelas globais como Esperança e Amor à Vida, e o escritor e ilustrador Roger Mello, vencedor, em 2014, do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o "Nobel" da literatura infanto-juvenil. O encontro dos dois com os leitores ocorre às 19h, no auditório montado na Biblioteca Parque, com entrada franca.
– Os bate-papos são uma forma descontraída de aproximar o autor e o público – destaca a coordenadora da Feira do Livro, Daniela Zanandréa.
Leia também:
Cancelada vinda de Mário Prata à Feira do Livro de Caxias do Sul
Leveza e reflexão marcam "Lova", que será lançado quarta em Caxias
Ela acrescenta que não se trata de palestra ou aula: a ideia é realmente de interação, de conversa sobre o processo de escrita. É também uma forma de dissolver a imagem do escritor como algo distante, relegado às prateleiras.
No caso de Carrasco, é uma oportunidade a mais para aqueles que só o conhecem como autor de telenovelas descobrirem seu lado escritor – ele já contabiliza mais de 60 livros escritos ou traduzidos. No momento, trabalha na tradução e adaptação do clássico O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, que vai se somar a releituras de obras de Victor Hugo, Júlio Verne, Alexandre Dumas, Shakespeare e Cervantes. Vale ainda conferir sua extensa produção para o público infantil e juvenil, com títulos como Quando o Meu Irmãozinho Nasceu, Anjo de Quatro Patas, Veneno Digital e Laís, a Fofinha.
No caso de Mello, que já foi ilustrador homenageado da Feira caxiense em 2011 e no último sábado participou na Feira de uma mesa-redonda sobre ilustração, a larga produção é tanto como escritor quanto como ilustrador. São mais de 100 livros ilustrados, duas dezenas deles também escritos por ele. Multipremiado, além do Hans Christian Andersen (do qual foi o primeiro latino-americano a vencer na categoria ilustrador) acumula diversos outros troféus, incluindo vários Jabuti e premiações na Suíça e na China.
O bate-papo será mediado pelo caxiense Volnei Canônica, diretor do Centro de Leitura Quindim e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura. A entrada é franca. A Feira do Livro segue até o dia 16, na Praça das Feiras, com 30 bancas de livrarias e editoras comercializando suas obras com até 20% de desconto.