Gripes e resfriados acentuados pela estação fria ou pelas constantes mudanças climáticas atingem diretamente o bom funcionamento das mucosas nasais. E uma simples solução de água morna e sal é capaz de prevenir males como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas e resfriados, eliminando o excesso de muco e de toxinas que se acumulam nessa região. Trata-se da milenar técnica indiana do jala neti (em hindu, jala = água, neti = purificação).
Conforme a terapeuta ayurvédica e acumpunturista Daiane Bortolon, mantenedora do blog Sala de Ayurveda, a prática tem efeitos calmantes sobre o cérebro.
Leia mais
Pedro Guerra: Deixar ir
Nivaldo Pereira: O cosmos e Virgem
Produção de cogumelos requer paciência e dedicação
– Também aviva a percepção dos sentidos e proporciona tranquilidade emocional – completa.
O jala neti é feito com água morna e salgada, com o líquido entrando de forma sutil por uma narina e saindo por outra.
Para o professor de yoga Daniel Gonçalves, de Caxias do Sul, a limpeza ajuda a purificar a mente. E, se bem feita, acaba transformando-se em um hábito.
– Depois que você acostuma, é como escovar os dentes. E necessário para você se sentir limpo por dentro – afirma.
À primeira vista, o modus operandi não é dos mais atrativos, chegando a despertar até repulsa em alguns. Mas, seguindo-se o passo a passo, o resultado é percebido nas primeiras sessões. Para fazer o jala neti utiliza-se um bule de cerâmica esmaltada (o lota), vendido em escolas de yoga e lojas esotéricas. A prática pode ser feita defronte ao espelho ou no box do banheiro, onde você poderá assoar o nariz à vontade após o procedimento.
Outra recomendação da terapeuta Daiane é quanto ao material do bule:
– Deve-se evitar os lotas de plástico. Como essa prática é feita com água quente, em contato com o plástico são liberadas dioxinas tóxicas ao nosso organismo.
Como fazer
:: No recipiente lota (detalhe ao lado), misture uma colher rasa de cafezinho de sal com 200ml de água morna.
:: Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente, e incline a cabeça para o lado direito.
:: Abra a boca (é por ela que você irá respirar durante a limpeza) e tranque a entrada da garganta. O fluxo de ar pela garganta evitará que a água desça e fará com que naturalmente saia pela outra narina.
:: Coloque o bico do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por uma narina essa e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço, mas pessoas com os seios nasais muito obstruídos por mucosidade perceberão uma resistência para a passagem da água.
:: Caso haja dificuldade, não desista. Tente na outra narina e repita a operação na primeira narina.
:: Quando a água chegar à metade do recipiente, retire o lota da narina, traga a cabeça para o centro e deixe a água descer das narinas. Remova qualquer muco da narina assoando suavemente. Vire a cabeça para o lado oposto e repita o mesmo procedimento.
:: Após, fique de pé e com o corpo ainda inclinado para a frente, assoe com vigor, mas sem forçar demais, virando a cabeça em todas as direções, para frente e para trás, para a direita e esquerda, várias vezes, até sentir que a água e o muco saíram quase completamente.
:: Para assegurar a secagem completa, tape a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda, solte a narina direita, tape a esquerda e exale com vigor pela narina direita. Faça o mesmo no outro lado. Alterne algumas vezes esse movimento até que sinta que a água e o muco foram totalmente drenados.
:: Evite fazer o procedimento à noite, pois a água que não foi totalmente drenada pode provocar lesões nas narinas.
Fonte: blog Sala de Ayurveda (www.saladeayurveda.com)
Os benefícios
:: A prática do Jala Neti auxilia na prevenção e no combate da sinusite e das dores de cabeça, geralmente ocasionadas por esse mal.
:: Aumenta a resistência às alterações climáticas e poluição atmosférica.
::Ajuda a drenar os seios paranasais, combatendo o acúmulo de muco e de outras impurezas.
:: Auxilia na remoção de gases tóxicos retidos no interior das narinas e no combate de resfriados, gripes, tosse, febre do feno e asma.
:: Mantém saudáveis os mecanismos de secreção e drenagem do ouvido, nariz e garganta.
:: Promove o equilíbrio entre as narinas e de todo o sistema nervoso central
:: A prática, porém, é contraindicada para pessoas que sofrem de hemorragias nasais frequentes
Duração
A prática dura aproximadamente 5 minutos. O procedimento pode ser feito uma vez por dia ou como for recomendado pelo terapeuta ou profissional de yoga.
Para aliviar sintomas de gripes e resfriados, acúmulo de muco ou sinusite, o Jala Neti pode ser feito até 3 vezes por dia. Saiba mais no site Lota.
Dica
Se a água estiver pouco salgada, causará dor durante a limpeza. Se estiver demasiadamente salgada, pode gerar ardência na mucosa nasal.