Os melhores trabalhos fonográficos produzidos na região entre 2013 e 2015 serão premiados nesta quinta-feira (21) à noite na primeira edição do Prêmio da Música da Serra Gaúcha, às 20h, no UCS Teatro, em Caxias do Sul. Criado pelo jornalista e músico Ricardo Tonet Dini e pelo produtor musical Leandro Daros, o evento surgiu da ideia de valorizar a produção musical local, reconhecendo nomes e composições que se destacaram em Caxias e cidades vizinhas. A entrada é gratuita.
– A produção fonográfica da região é muito grande e significativa, mas às vezes acaba um pouco despercebida pelo grande público. Quando você premia, acaba agregando valor – avalia Daros.
Dos 49 inscritos, foram selecionados 24 indicados, em seis categorias principais (música regional, rock, pop, rap, MPB e instrumental). De todos os finalistas, apenas um não é de Caxias (Dr. Hank, de Canela, na categoria álbum pop). Haverá ainda premiação em outras sete categorias complementares (álbum do ano, instrumentista, vocalista/intérprete, produtor musical, projeto gráfico, artista/banda revelação de 2015 e homenageado). A comissão julgadora é formada pelo músico e compositor porto-alegrense Frank Jorge, pelo contrabaixista Fábio Alves, pelo bacharel em Música Luiz Ortiz, pelo jornalista e diretor de Cultura da Secretaria de Cultura de Bento Gonçalves, Tiago Garziera, e pela coordenadora do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul, Patrícia Pereira Porto.
– Temos uma cena musical muito significativa, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, e o mais importante é que a qualidade dos trabalhos, em sua imensa maioria, comprovou nossa percepção. As leis de incentivo à cultura, nos últimos 10 anos, entre elas o Financiarte, ajudaram muito na produção, mas a distribuição ainda precisa melhorar – salienta o produtor.
OS INDICADOS
CATEGORIAS PRINCIPAIS
Álbum música regional (inclui os subgêneros nativista, gaúcho e sertanejo)
:: Das Vezes que Pensei Escrito (Fábio Soares)::
:: Meus Recuerdos (Grupo Canteriando)
:: De Alma Aberta (Rodrigo Morales)
:: Na Estrada (Valdir Verona
Álbum rock (inclui os subgêneros rock, blues, punk e metal)
:: All Quiet, All Dead (Keep Them Blind)
:: Cellophane (Mindgarden)
:: Underload (Underload)
:: Flor Lilás (Velho Hippie)
:: Híbridos (Volux)
Álbum pop (inclui os subgêneros pop, reggae, soul e funk)
:: Voa (Dr. Hank)
:: Lady Zion (Marciah Novello)
:: Apollo (Rafael Poletto)
Álbum rap
:: Autoestima (Erreap)
:: Eu Assino (JL)
:: 15 anos – Poetas Divilas (Poetas Divilas)
Álbum MPB (inclui os subgêneros MPB, samba e pagode)
:: As Estações (Cardo Peixoto)
:: Muito Além da Paz (Dan Ferretti)
:: Fim de Ciclo (Guto Agostini)
:: Amô (Pietro Ferretti)
Álbum instrumental
:: Ária Trio II (Ária Trio)
:: Sociedade das Aventuras Fantásticas (De Ros)
:: Duo de Viola e Acordeon (Valdir Verona e Rafael de Boni)
:: Magabarat (Magabarat)
:: Às Pampas (Yangos)
CATEGORIAS COMPLEMENTARES
:: Nas categorias álbum do ano, instrumentista, vocalista/intérprete, produtor musical, projeto gráfico e artista/banda revelação de 2015 não há indicados. Os vencedores serão conhecidos somente na hora
Homenagem
Os Irmãos Bertussi serão os homenageados da noite. Formada em 1949 por Honeyde (1923-1996) e Adelar, a dupla natural de São Francisco de Paula é considerada uma das mais importantes da história musical do Rio Grande do Sul. Juntos, revolucionaram a música tradicionalista ao utilizar dois acordeons em lugar do par violão-acordeom. O primeiro LP, Coração Gaúcho, foi lançado em 1955.
PROGRAME-SE
:: O que: Prêmio da Música da Serra Gaúcha
:: Quando: amanhã, às 20h
:: Onde: UCS Teatro (Bloco M, Cidade Universitária, Caxias do Sul)
:: Quanto: entrada gratuita. Os ingressos são numerados e serão distribuídos na entrada do evento, por ordem de chegada, até que se completem os lugares disponíveis
:: Outras informações: www.pmsgoficial.com.br