A produção de cinema na camaradagem, com parcerias para transporte, alimentação e figurino, entre outras demandas, é a mola propulsora do grupo Sala 2 Produções, formatado em 2013, em Caxias do Sul. Contando atualmente com 18 integrantes e sem nenhum apoio financeiro, a equipe comemora a finalização do terceiro curta, com estreia marcada para este domingo, na Sala de Cinema Ulysses Geremia. O trabalho da vez é O Deserto de Nós, dirigido por Celso Perotto.
– São cinco atores no filme, mas sempre acaba agregando mais gente, amigos, familiares – conta Perotto, que dirigiu também as outras duas produção do Sala 2, o suspense O Mato do Gritador (2014) e a comédia Como Matar um Suicida (2015).
O roteiro do drama O Deserto de Nós foi adaptado a partir de textos do escritor Uili Bergamin, que já havia emprestado uma história de sua autoria (Como Matar um Suicida) para o grupo.
– Nosso roteirista, o Roberto Nichetti, colocou a Ester do conto que se chama Ester e o padre de O Sino do Campanário dentro de um romance. O filme vai contar que fim eles tiveram – explica o diretor.
A dupla de protagonistas é vivida por Maríndia Godoy e Marcio Rech. Eles interpretam Ester e Arthur, que viveram um intenso amor na juventude mas acabaram se separando. Enquanto ela busca o amor de outra pessoa, ele se forma padre. As gravações incluíram cidades como Bento Gonçalves e Maquiné, além de localidades caxienses como Vila Seca e Santa Lúcia do Piaí.
O trabalho é feito sempre aos fins de semana, já que os profissionais envolvidos trabalham em outras áreas durante a semana. A câmera usada para o filme foi adquirida por um dos atores do grupo Sala 2 recentemente. Antes disso, a equipe utilizava um equipamento emprestado.
– Nosso trabalho é baseado no “me dá”, “me empresta” e no “muito obrigado” (risos). No fim, todo mundo acaba achando a ideia bacana e quer ajudar – diz o diretor.
O grupo Sala 2 iniciou as atividades no bairro Serrano, depois que Perotto ministrou uma oficina de edição de vídeos para moradores da comunidade. Dessa turma saiu o primeiro curta e, a partir dali, cada vez mais pessoas foram se interessando em participar.
– Ninguém sai do nosso grupo, só entra mais gente. É o que sempre digo, a gente toma café, almoça, janta e ainda faz filme. Fico feliz em mostrar que cinema não é tão impossível de fazer – comenta o cineasta, fã dos filmes de Quentin Tarantino e Steven Spielberg.
A próxima produção do Sala 2 já está sendo formatada e deve ser dividida em duas partes: um drama e uma comédia.
Programe-se
:: O que: estreia do curta 'O Deserto de Nós'
:: Quando: neste domingo, às 18h
:: Onde: Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Orodovás (Luiz Antunes, 312)
:: Quanto: entrada franca
Veja o trailer