– Não tem papai é pop sem mamãe é rock – afirma Anita, 11 anos, filha mais velha do casal de jornalistas Marcos Piangers e Ana Cardoso, metendo-se na entrevista do casal ao Pioneiro.
As crônicas que narram a rotina de como é ser pai dela e de Aurora, quatro, vieram à tona no livro O Papai é Pop, lançado pelo comunicador da rádio Atlântida e repórter do Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, no ano passado. A publicação fez tanto sucesso – foram mais de 75 mil exemplares vendidos e até uma versão em espanhol – que motivou Piangers a continuar escrevendo sobre os prazeres da paternidade. Porém, O Papai é Pop 2 ganhou uma companhia pra lá de especial: A Mamãe é Rock. Com enfoque realista, Ana fala sobre questões cotidianas sem vergonha nem culpa – por essas e outras que ela é rock e não pop.
– No Brasil, eventualmente quando uma mulher permite se queixar de algo a respeito da maternidade sempre tem um porém do tipo "é difícil, MAS é maravilhoso". Fiz um esforço grande pra evoluir nesse sentido, mostrar que não é errado falar sobre nossos sentimentos – revela.
Sem ter uma referência paterna, Piangers foi incentivado pela mulher a ser um pai mais participativo.
– Ela me ensina a ser uma pessoa melhor todos os dias, permite que eu coloque a mão na massa e esteja à disposição pra dividir as tarefas – conta Piangers.
Segundo Ana, o equilíbrio entre os dois e a presença ativa da figura do pai só trazem benefícios para a criação das meninas.
– Elas estão crescendo e entendendo que numa família a responsabilidade sobre tudo precisa ser dividida, que os homens têm que respeitar as mulheres. O Marcos é uma pessoa incrível, ele brinca muito e é muito amoroso com todas nós – afirma.
Apesar da exposição, o casal reconhece que os episódios contados nos livros impactam na vida das pessoas. Piangers tornou-se um exemplo para os pais aproveitarem mais o seu tempo ao lado dos filhos, e Ana desafia as mamães a relaxarem (afinal não tem como ser perfeita em tudo).
– A exposição é meio inevitável. Quando conheci o Marcos ele já era uma pessoa pública. Eu tomo muito cuidado de não perder o controle da narrativa de quem somos – diz Ana.
Para a filha Anita, os recortes divertidos da vivência com os pais e com a irmã Aurora trazem, além do sucesso, realização para a família.
– Várias pessoas veem o exemplo do papai e da mamãe e se tornam pais melhores – conta.
Sobre seguir os passos dos pais e lançar um livro, a primogênita não perde tempo:
– Eu tô começando a escrever um, a Aurora talvez demore mais um pouquinho.
PROGRAME-SE
:: O que: lançamento dos livros O Papai é Pop 2 (Belas-Letras, 112 págs, R$ 24,90), de Marcos Piangers, e A Mamãe é Rock (Belas-Letras, 112 págs, R$ 24,90), de Ana Cardoso
:: Quando: domingo, às 16h30min
:: Onde: Saraiva MegaStore, no shopping Iguatemi Caxias
:: Quanto: entrada é franca