O concerto gratuito da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre neste domingo (26), na sede social do Recreio da Juventude, traduz-se não apenas em uma atração cultural imperdível para fechar o final de semana. Integra um movimento que, desde 2015, a direção vem fazendo no sentido de aproximar o clube da comunidade caxiense em geral, não apenas de seus sócios – retomando a chamada época áurea dos anos 1970 e 1980, quando passaram por lá nomes como Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Simone, Vinicius de Moraes e Toquinho. Entram aí projetos como a Terça Cult (sempre na primeira terça do mês), os Concertos ao Entardecer, as exposições, apresentações teatrais, stand-ups e uma série de outras atividades atreladas a esse perfil.
Vice-presidente de Patrimônio do clube, o arquiteto Fernando Machado detalha que o andamento de todo esse processo remete a 2015. Foi quando teve início o restauro da fachada e de vários dos ambientes internos da sede social, alvos de reformas desordenadas desde 1955, ano da inauguração.
– A ideia, agora, é fomentar essas atrações, criar um hábito nas pessoas. É algo que já vem ocorrendo, com o bom público verificado nas recentes edições dos concertos de domingo – avalia Machado.
Ney Matogrosso no Recreio da Juventude em 1976
Debutantes do Recreio da Juventude em 1976
Paulo Gargioni: 50 anos de colunismo social
O Loft
Todas essas apresentações culturais têm ocorrido no espaço denominado Loft, no térreo. Trata-se de uma sala múltipla, que pode ser locada também para simpósios, palestras e outras atividades. Restaurado, o ambiente trouxe de volta o estuque original, as colunas e algumas das antigas poltronas, que hoje dialogam com interferências modernas de iluminação e disposição de mobiliário. Já o salão do segundo andar, onde ocorre o concerto deste domingo, também foi "limpo", possibilitando uma visão mais ampla da arquitetura da década de 1950 – paineis, mezanino e pisos originais.
A coroação de todo esse processo, no entanto, deve passar pela instalação de um café cultural, algo que promete dar "nova vida" a uma das esquinas mais emblemáticas de Caxias do Sul. Ou alguém aqui não recorda dos tempos áureos dos vizinhos Real Hotel e Nápole Pizzaria e Restaurante?
Real Hotel, um clássico do Centro
Recreio da Juventude: uma nova sede social surge em 1955
Um baile de gala no Recreio da Juventude em 1955
Agitos do Recreio de Juventude em 1955
Café anexo em breve
O próximo passo da reforma passa pela transformação da chamada "Toca", a casinha datada de 1925, em um café cultural, mesclando gastronomia, literatura, saraus e outras manifestações artísticas.
Preservada ao lado da sede social e com a fachada tombada pelo Patrimônio Histórico do município, a construção aguarda por um parecer técnico do Departamento de Memória e Patrimônio, para que algumas alterações sejam feitas na lateral.
Conforme o arquiteto Fernando Machado, a ideia seria criar uma espécie de vitrine que desse acesso ao jardim externo da esquina da Pinheiro Machado com a Marquês do Herval e possibilitasse ao público avistar o interior do café (croqui ao lado) – a direção atualmente busca interessados em locar o ponto.
– O café operaria durante o dia, atendendo também a sede social durante os eventos culturais, já que há uma ligação interna – completa Machado.
Na sequência, viria a ocupação da construção vizinha da Rua Marquês do Herval, onde funcionava a loja da grife Anaju. A instalação da escola de dança do clube (clássica, moderna e terceira idade), dialogando com as atividades da agremiação ao longo do século, ou uma escola de música, em parceria com a UCS, chegaram a ser cogitadas, mas ainda não avançaram.
Antigo Cine Central, um clássico de Caxias de cara nova
Jardins da Praça Dante Alighieri nos anos 1950
Caxias vista das alturas da Metalúrgica Abramo Eberle
O concerto
No concerto deste domingo (26), às 18h, no Recreio da Juventude, a Ospa interpretará obras de Verdi, Bizet, Camargo Guarnieri e Piazzolla. A regência será do maestro Evandro Matté e os solos, da mezzosoprano Rose Carvalho.
A apresentação, com entrada franca, é fruto de uma parceria entre o clube, a Ospa e a Secretaria da Cultura.
Terça Cult
A próxima atração da Terça Cult será o Tributo a John Lennon, com o músico Fher Costa, dia 5 de julho. Os ingressos custam R$ 5 e estão disponíveis nas secretarias das sedes campestres do clube. Mais informações pelo fone (54) 3028.3555 ou www.recreiodajuventude.com.br.
O Cine Theatro Central e as esculturas de Estácio Zambelli
Confira antigas publicações do blog Memória