Buscar uma vida melhor. Esse é o sonho que levou os imigrantes italianos a deixarem sua terra e rumarem para o Brasil. É esse também o sonho de milhares de outras pessoas que, década após década, deixam suas cidades das mais variadas partes do Estado e do país e vêm a Caxias do Sul para trabalhar, estudar e viver. É baseada nessa situação real a trama do romance Crepúsculo de um Sonho (Quatrilho Editorial, 192 páginas, R$ 24,90), que Darcy Valim de Lima autografa no próximo sábado, às 10h, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Dr. Montaury, 1.570).
Leia também:
André Viegas registra show "Transição", em Caxias
Isabel Sommer abre quinta-feira a mostra "Percurso", em Caxias do Sul
– Caxias é uma cidade polo que, historicamente, tem atraído pessoas dos mais diversos lugares – diz o autor, ele próprio um migrante, nascido em São Francisco de Paula e radicado há mais de 40 anos em solo caxiense.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
Professor aposentado, Lima quis, nesse seu quarto livro, prestar um tributo a esses migrante por meio da história de Juvenal, homem bom e honesto que precisa lutar contra o preconceito por vezes nem tão velado ao chegar na cidade grande. Assim como muita gente na vida real, explica o escritor, o protagonista chega vulnerável, não só financeiramente, mas também culturalmente:
– Ele deixa para trás um tipo de costume, de relações, e encontra aqui outra realidade. Muitas vezes os valores acumulados ao longo de gerações se perdem na cidade grande.
O choque entre o idealizado e o real também aparece na história, uma vez que, como ressalta Lima, a vida sonhada nem sempre se concretiza.
– Por isso o "crepúsculo" do título – explica.
A obra tem apoio do Financiarte.