A Catedral Santa Teresa sediará a última edição do ano do Quinta Sinfônica, quinta, às 20h30min. Uma sonoridade em particular é novidade na apresentação natalina da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs), que terá a presença do organista alemão Christoph Küstner. A preferência pelo templo se deu, essencialmente, para acolhê-lo.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
- Escolhemos em virtude do órgão que a igreja tem. Christoph é um excelente organista e queria possibilitar que ele tocasse com a orquestra, em um encontro que o público poderá assistir - conta o maestro da Osucs, Manfredo Schmiedt.
Küstner está animado com a estreia, apresentando Concerto para órgão e orquestra em Fá Maior, de Joseph Rheinberger (1839-1901), que traz uma linguagem tradicional influenciada pelo romantismo alemão. A execução durará, aproximadamente, 20 minutos.
- Vou tocar uma peça muito bonita, de um compositor famoso pelas obras de órgão. Sempre quis tocar com uma orquestra e não é muito comum isso acontecer, é uma oportunidade - afirma o alemão.
Até quem está acostumado a tocar órgão na igreja se empolga com o som emitido pelo instrumento. Faz 15 anos que a professora Ana Maria Lain, 56 anos, apresenta-se semanalmente nas missas da Catedral Diocesana.
- A sensação é diferente, é como se todos entrassem em oração por meio da música. É uma delícia tocar nele - relata Ana Maria.
Além do organista, o trompetista Jordelei dos Santos, 1º trompete da Osucs, atuará como solista. Ele irá interpretar o Concerto para trompete e orquestra de cordas, do alemão Georg Telemann (1681-1767), obra com cerca de oito minutos.
A segunda parte do concerto terá canções mais tradicionais natalinas - como Jesus Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Adeste Fideles, de John Francis Wade (1711-1786); Christmas: A Medley of Well-Known Carols, de Arthur Harris (1892-1984); Boas Festas, de Assis Valente (1911-1958); e Alleluia do Messias, de G. F. Händel (1685 -1759) - e a participação do Coro da UCS.
As atividades da Osucs irão recomeçar em 14 de fevereiro de 2016, durante a missa de aniversário da universidade.
- Já estamos com a programação do próximo ano fechada. Teremos convidados da Filarmônica de Berlim e o spalla da Osesp, Emmanuele Baldini, além de um projeto com a Foco Musical, de Portugal - antecipa Schmiedt.
A entrada é gratuita.
Música clássica
Orquestra da UCS encerra a programação 2015 nesta quinta, na Catedral de Caxias
Concerto natalino contará com a presença do Coro da universidade, além de dois solistas
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project