Foi quase sem querer a aparição do conceito que norteia o novo disco da Mindgarden, cujo show de lançamento será nesta quarta-feira, no Sesc. Ao terminar Cellophane - faixa que acabou escolhida como primeiro single e nominando o segundo registro fonográfico do quarteto caxiense -, o vocalista e guitarrista Marcelo Moojen notou a potência da canção.
- Quando ficou pronta, percebemos que era uma música bem forte, meio que ela prevalecia sobre as outras, dava mais sentido para elas - explica.
Então, surgiu o conceito do "celofane" e buscas por seu significado. Assim, Moojen deparou com a propriedade de birrefringência, mais ou menos isso que você está vendo na foto.
- Foi feito com celofane transparente, fita durex e luz branca. A luz branca passa por esse material e por filtros e acaba separando essas cores - situa o líder da banda, formada ainda por Luis Fernando Alles (vocal e guitarra), Mateus Mussatto (bateria) e Mairo Ferreira Ramos (baixo).
Cellophane é um disco especial para o grupo, sem dúvida. Teve o instrumental captado ao vivo numa simbólica casa de madeira de 80 anos em São Luiz da 6ª Légua, espécie de QG da Mindgarden - ali eles ensaiam desde o surgimento, em 2009 -, em apenas dois dias.
- Quando falamos com o nosso produtor (Carlos Balbinot) que queríamos gravar ao vivo, ele sugeriu a casinha e logo nos apaixonamos pela ideia. Nós mesmos mexemos na parte elétrica da casa e colocamos uns pallets pra fazer uma absorção do som - diverte-se Moojen, dizendo que foram espalhados 20 microfones pela casa. - A gente deu sorte com o clima. Como não tem isolamento acústico, estávamos à mercê do que acontecia fora. Se estivesse chovendo, não dava para gravar - ri.
O primeiro álbum "cheio" da banda - Mindgarden (2012) é um EP - ainda dá pistas de que os roqueiros podem estar preparando novidades para o futuro. Cellophane traz a primeira composição oficial da banda em português, Bossa Velha.
- Desde o início ela pedia algo em português. Como estava acostumado com o inglês, tentava com o inglês, mas não rolou. Então, não tinha por que eu insistir. Se pede em português, e é a única que pede, não tem problema.
Ainda que quase sem querer.
Show
Mindgarden lança primeiro disco nesta quarta, no Sesc Caxias
Banda apresenta 'Cellophane' no Sesc
GZH faz parte do The Trust Project