Foi quase sem querer a aparição do conceito que norteia o novo disco da Mindgarden, cujo show de lançamento será nesta quarta-feira, no Sesc. Ao terminar Cellophane - faixa que acabou escolhida como primeiro single e nominando o segundo registro fonográfico do quarteto caxiense -, o vocalista e guitarrista Marcelo Moojen notou a potência da canção.
- Quando ficou pronta, percebemos que era uma música bem forte, meio que ela prevalecia sobre as outras, dava mais sentido para elas - explica.
Então, surgiu o conceito do "celofane" e buscas por seu significado. Assim, Moojen deparou com a propriedade de birrefringência, mais ou menos isso que você está vendo na foto.
- Foi feito com celofane transparente, fita durex e luz branca. A luz branca passa por esse material e por filtros e acaba separando essas cores - situa o líder da banda, formada ainda por Luis Fernando Alles (vocal e guitarra), Mateus Mussatto (bateria) e Mairo Ferreira Ramos (baixo).
Cellophane é um disco especial para o grupo, sem dúvida. Teve o instrumental captado ao vivo numa simbólica casa de madeira de 80 anos em São Luiz da 6ª Légua, espécie de QG da Mindgarden - ali eles ensaiam desde o surgimento, em 2009 -, em apenas dois dias.
- Quando falamos com o nosso produtor (Carlos Balbinot) que queríamos gravar ao vivo, ele sugeriu a casinha e logo nos apaixonamos pela ideia. Nós mesmos mexemos na parte elétrica da casa e colocamos uns pallets pra fazer uma absorção do som - diverte-se Moojen, dizendo que foram espalhados 20 microfones pela casa. - A gente deu sorte com o clima. Como não tem isolamento acústico, estávamos à mercê do que acontecia fora. Se estivesse chovendo, não dava para gravar - ri.
O primeiro álbum "cheio" da banda - Mindgarden (2012) é um EP - ainda dá pistas de que os roqueiros podem estar preparando novidades para o futuro. Cellophane traz a primeira composição oficial da banda em português, Bossa Velha.
- Desde o início ela pedia algo em português. Como estava acostumado com o inglês, tentava com o inglês, mas não rolou. Então, não tinha por que eu insistir. Se pede em português, e é a única que pede, não tem problema.
Ainda que quase sem querer.
Serviço
A Mindgarden faz show de lançamento do disco Cellophane nesta quarta-feira, no Sesc (Moreira César, 2.462), às 20h. A entrada é franca, mas os ingressos devem ser retirados com antecedência no SAC. O CD, lançado via Financiarte pela Honey Bomb Records, estará à venda no show a R$ 15.