Ricardo Darín é uma entidade do cinema argentino e protagoniza a atração das 22h deste sábado, no Telecine Cult. No filme Elefante Branco, ele vive Julian, um padre que trabalha dentro de uma comunidade pobre na periferia de Buenos Aires. Na história, ele será o mentor do religioso novato Nicolás (vivido pelo belga Jérémie Renier), que tenta se reestabelcer depois de um trauma recente. O nome do longa faz relação com um gigantesco prédio construído para ser um hospital público, mas que nunca ficou pronto, virando ocupação para desabrigados.
Nicolás não sabe, mas Julian planeja que ele fique em seu lugar na paróquia da favela. Há um abismo entre o perfil de cada um dos padres, no entanto. Enquanto o personagem de Darín procura ajudar os moradores sem se envolver com a guerra do tráfico de drogas que assola o lugar, o padre novato suja as mãos de sangue (literalmente) e se relaciona com a realidade de uma forma mais ingênua, ainda que corajosa.
A pobreza é o elemento estético que dá o tom do filme. Há muitos cachorros, há muito barro, há muitas crianças, há sujeira e lixo. Mas é nesse ambiente que o diretor Pablo Trapero decide explorar o papel da máquina pública e da Igreja, procurando responder a pergunta que uma das personagens faz ao longo da trama: "onde está Deus"?
Dica
Siliane Vieira: olhar sobre violência e fé em "Elefante Branco"
Filme será exibido no Telecine Cult, às 22h deste sábado
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project