Com intenção festiva e disposta a mostrar ao público obras mais conhecidas de diferentes períodos, do barroco ao contemporâneo, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta-se em duas cidades da Serra, nesta segunda e terça-feira. Nova Petrópolis e Farroupilha receberão o concerto gratuito, regido pelo maestro convidado, Leandro Schaefer, com participação da solista Hevelyn Costa.
- A proposta da Ospa é mostrar a versatilidade da música orquestral, num repertório eclético - afirma o regente, titular da Orquestra da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Essa variedade vai de canção inglesa do século 17 a trilhas do cinema norte-americano, passando pela ópera e pela música de dança, interpretadas por 53 músicos. Para se ter uma ideia, o concerto traz a abertura de O Barbeiro de Sevilha, de Rossini (1792-1868), Ave Maria, de Charles Gounod (1818-1893) sobre uma composição de Johann Sebastian Bach (1685-1750), As Time Goes by, de Herman Hupfeld (1894-1951), que ganhou notoriedade no filme Casablanca (1942), e Noite Feliz para encerrar a apresentação.
Hevelyn interpreta quatro músicas, na estreia dela com a Ospa. Já no início, canta Let the Bright Seraphim, trecho do oratório Samson, de George Frideric Handel (1685-1759), peça que, segundo ela, é heroica e virtuosística.
- Há uma competição entre voz e trompete, um imita o outro - explica a solista de 25 anos, que sugeriu a inclusão de duas músicas de filmes ao concerto.
Ela conquistou reconhecimento nacional entre os anos de 2005 e 2007, ao participar do programa de tevê de Raul Gil nos quadros Jovens Talentos e Homenagem ao Artista.
- Transito bem nos dois meios, no erudito e no repertório mais popular - afirma Hevelyn, que é formada em Música pela Ufrgs e se apresentou com Oswaldo Montenegro, Ângela Maria e Erasmo Carlos.
Já Schaefer especializou-se em regência orquestral na Europa, esteve outras duas vezes à frente da Ospa em 2010 e reconhece a importância da descentralização das apresentações da orquestra.
- O público do interior valoriza essas iniciativas, sei disso porque também sou do interior. É muito legal. No final, todos serão convidados a cantar Noite Feliz conosco - diz.
>> Programe-se:
:: O que: Concerto da Ospa em Nova Petrópolis
:: Quando: segunda-feira, às 20h30min
:: Onde: Paróquia São Lourenço Martir (Rua Antônio Schoeler, 2186 - Linha Imperial)
:: Quanto: entrada franca
:: O que: Concerto da Ospa em Farroupilha
:: Quando: terça-feira, às 20h30min
:: Onde: Pavilhões da Fenakiwi (Parque Cinquentenário - Av. Alvorada, 350)
:: Quanto: entrada franca
Batuta no interior
Ospa realiza concertos segunda e terça em Nova Petrópolis e Farroupilha
Público poderá conferir as obras mais conhecidas de diferentes períodos
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project