Uma veterana do teatro é convencida a voltar aos palcos. Uma veterana do teatro que nunca abandonou os palcos. Cruzando ficção com realidade, eis Azul Resplendor, peça que Eva Wilma traz a Caxias sábado e domingo, às 20h, no UCS Teatro.
Na peça escrita pelo peruano Eduardo Adrianzén, Eva é esta personagem que centraliza as ações de uma comédia que mostra o mundo do teatro, seus tipos e suas idiossincrasias.
- É um humor crítico, como eu gosto - contou a atriz, por telefone, falando que, embora a montagem festeje seus 80 anos de vida e 60 de profissão, este não é um recurso oportunista:
- Essas datas foram coincidência, não foi ideia minha. Durante toda a minha carreira não escondi minha data de nascimento. Não ligo pra isso. Só que, às vezes, como o aniversário é perto do fim do ano, acabam aumentando um ano.
Com fôlego para perambular pelo Brasil com a montagem há um ano e meio, ela lidera um elenco formado por Genézio de Barros, Guilherme Weber, Luciana Borghi, Débora Veneziani e Felipe Guerra. A direção é de Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas.
- O Borghi e o Elcio estavam viajando no projeto Embaixada do Teatro Brasileiro por países hispânicos e trouxeram o texto. Foi eu acabar de ler e me apaixonar - conta.
Misturando os anseios de cada personagem que cruzam no palco, a trama evidencia a capacidade que o teatro tem de produzir emoções nas pessoas.
- A peça abre com um pequeno monólogo sobre a finitude da vida e encerra com uma declaração de amor ao ator - antecipa Eva Vilma, que está animada para para reencontrar o público caxiense que conhece há tempos:
- Adoro Caxias, que é uma cidade de um nível cultural muito bom.
Teatro
Eva Wilma encena comédia sábado e domingo no UCS Teatro, em Caxias
Em turnê pelo Brasil há um ano e meio, atriz elogia o nível cultural da cidade
Carlinhos Santos
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project