Preocupações com a estética podem parecer assuntos exclusivos para gente grande. No entanto, as crianças também se esforçam para hidratar os cabelos e manter as unhas coloridas e em ordem. Para a alegria de muitas mamães, existem espaços que investem no atendimento ao público infantil, como o pilotado pelas profissionais caxienses Inajara e Liamara Pereira.
No segundo semestre de 2013, as irmãs idealizaram um estúdio kids temático com direito a identidade visual e pesquisa do arquiteto Rodrigo Dallegrave, responsável por projetar um ambiente com decoração lúdica, cores alegres e até jogos educativos para a criançada. Com essa facilidade, os petizes cortam o cabelo brincando, literalmente.
Com 19 anos de carreira, Liamara e Inajara constataram que a ideia já era uma necessidade. Tanto que no espaço do concorrido salão de beleza, elas instalaram lavatórios em pequenos formatos adequados para acomodar os petizes, um lounge com fantasias para os pequenos escolherem seus figurinos prediletos, videogames e ainda projetaram o inventivo Dia da Princesa.
- É o momento delas. Elas querem imitar as mães - ratifica Liamara.
Habitué dos serviços, Giovana Tedesco Betiolo, três anos, além de cuidar dos cabelos, faz manicure e se vale dos brilhos da cosmética internacional para enfeitar as delicadas mãozinhas. A menina é companhia garantida da mãe, Daniela Tedesco Betiolo, 38, que frequenta o salão religiosamente toda a semana. Rafaela Ferreira Scain, dois anos, é outra cliente assídua e já elege até a marca e a cor do esmalte preferido, em geral da Hello Kitty e da Barbie.
Daniela diz que estimula o gosto da filha em cuidar da aparência. Para ela é uma espécie de disciplina que acaba abrangendo outros aspectos do dia a dia, não apenas pautado na vaidade mas também nos compromissos com horários e na convivência social.
- Estar no salão de beleza é compartilhar espaço e também exercitar o bom gosto - complementa Daniela, que tem muito cuidado com os produtos que a filha consome e gosta da companhia dela nesta hora porque é também uma atividade lúdica.
A indústria especializada, preocupada com a saúde deste público, coloca no mercado opções de produtos hipoalérgicos que podem ser retirados facilmente. O mercado da estética infantil também fascina o visagista argentino Pablo Acosta, 33 anos, que há quatro anos em Caxias do Sul busca especialização para atender crianças e hoje tem clientes fiéis, como Maria Antônia Pereira Vicenzi, sete anos, que adora frequentar o salão e se produzir vestida com o figurino da Branca de Neve.