Às vezes, é necessário um olhar mais atento para perceber as pequenas singularidades que resistem ao tempo, em meio à transformação provocada pela passagem dos anos. E, como forma de documentar essa transmutação, o artista plástico Antonio Giacomin e o escritor Marcos Fernando Kirst empreenderam viagens a 31 localidades urbanas, rurais e interioranas das regiões da Uva e do Vinho e das Hortênsias, além dos Campos de Cima da Serra, desvendando os tipos humanos, os instrumentos de trabalho e as atividades do dia, os saberes e fazeres.
O livro Serra Gaúcha: O Passado Presente, que será lançado neste sábado, das 14h às 18h, une as incríveis aquarelas de Giacomin aos não menos saborosos textos de Kirst. Paralelamente, será montada uma exposição com 114 pinturas em 80 telas, com diferentes molduras, instaladas na Galeria Municipal Gerd Bornheim.
- Somos dois cronistas, um visual outro de texto, cada um com a sua arte, dando visões sobre o mesmo passeio e com o mesmo foco - explica o escritor.
- É uma forma de valorizar o lugar da gente, nossa história, o ferramental, com um viés quase antropológico. É um documental da história da gente - sentencia Giacomin.
Programe-se
:: O que: lançamento do livro e exposição Serra Gaúcha: O Passado Presente, de Antonio Giacomin e Marcos Fernando Kirst
:: Quando: sábado, das 14h às 18h. Visitação até 3 de maio, de segunda a sexta das 8h30min às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h
:: Onde: Galeria Municipal Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Centro - Fone: 3221.3697)
:: Quanto: entrada gratuita
:: Ao longo do período da exposição, os autores ministrarão oficinas de aquarela e literária, na galeria
Arte
Antonio Giacomin e Marcos Kirst lançam livro neste sábado, em Caxias
Da parceria entre artista plástico e escritor surge 'Serra Gaúcha: O Passado Presente'
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project