Na mostra Terra, que Ricardo André Frantz abre nesta quinta-feira, às 20h, na Galeria Municipal Gerd Bornheim, em Caxias, propõe-se a fazer um panorama da vida no planeta. Seja por meio das riquezas naturais ou por meio de movimentos sociais com algum propósito, para ele, tudo está interligado.
- A ecologia é um tema central na vida contemporânea. A exposição serve como alerta ao público sobre o que está sendo jogado fora - afirma o caxiense que vive em Porto Alegre.
Essa é a sexta exposição individual dele exibida em Caxias, oito anos depois da última vinda para cá. Nesta mostra, iniciada em 2011 e ainda em processo, o artista mescla fotografia e pintura, com imagens clicadas por ele ou garimpadas em bancos de imagens.
Frantz utiliza a técnica de transposição de meios, com pinceladas mais abstratas, em tinta acrílica, sem ser necessariamente fiel à foto. São realizadas adaptações na cor, na colocação de elementos e em outros detalhes, funcionando como um comentário ou paráfrase da fotografia original.
- Várias imagens são da minha mente, de vida pessoal, outras têm apelo geral, para questões coletivas. A exposição tem uma proposta popular, com imagens realistas - afirma.
A exposição abre às 20h e pode ser visitada até 29 de março, de segunda a sexta, das 8h30min às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Artes plásticas
'Terra' é a nova exposição da Galeria Municipal em Caxias, que abre nesta quinta
Ricardo Frantz mescla fotografia e pintura, em imagens realistas
Tríssia Ordovás Sartori
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project