Da primeira leitura que o ator Guto Basso fez do capítulo seis da obra O Idiota, de Fiodór Dostoiévski, até a evolução para uma montagem teatral com o mesmo texto passaram-se mais de três anos. A leitura dramática ocorreu em 2010, e de lá para cá, o ator acumulou experiências morando em Caxias, Flores da Cunha e até em Londres que auxiliaram no resultado final. Sob a direção de Júlio Saraiva, Gutto estreia hoje o espetáculo O Idiota _ Capítulo 6 hoje, com apresentações também amanhã, sábado e domingo, sempre às 20h30min, no Estúdio Ricardo Bellini Photography.
A parceira de Saraiva e Guto já dura vários anos. Indicações ao prêmio Açorianos de Melhor Ator, Diretor e Figurino, foram conquistadas com o espetáculo Van Gogh. Outra indicação ao Açorianos foi com a peça Valsa número 6, criado por ambos, no qual Gutto recebeu indicação na categoria de Melhor Trilha Sonora. A parceria agora segue para contar a história narrada pelo príncipe russo Míchkin, que estava internado em um sanatório para doentes mentais para curar sua epilepsia na Suíça. Lá, conhece Maria, um indivíduo puro, que imerso numa sociedade corrompida e cruel, tona-se marginalizado.
- A história é singela, porque é inteligível a todos. Para mim, cada trabalho artístico é uma busca diversa. O espetáculo é feito de uma forma não convencional, que é através da expressão física do ator, do corpo. E sobre o espetáculo em si a gente conta as agruras que passam todos os indivíduos não convencionais na sociedade, os rejeitados - relata o diretor.
A forma não convencional citada por Saraiva é a maneira como o espetáculo foi montado, com base em um trabalho físico, e não em texto. As falas foram gravadas por Gutto e se apresentam em um off, enquanto em cena, o ator trabalha com ações físicas e movimentos coreografados, que não chegam a ser um trabalho de dança, mas sim da utilização da expressão do corpo.
- Eu estou com 45 anos, e eu já fui bailarino um dia - brinca Gutto.
- Então eu senti a necessidade de falar mais com o meu corpo. Teve um tempo, que foi a época do Van Gogh, que eu achava que jamais conseguiria decorar um texto e falar por duas horas consecutivas, e eu consegui provar para mim mesmo que eu conseguia. O meu corpo tem tanto ainda para dizer, e eu já estava buscando isso em outros trabalhos. Na verdade eu acho que é a busca e o resgate da minha expressão significativa do corpo, da minha fala física. A ideia geral da peça é um ator dançando um texto - define.
Como a apresentação será feita em um local alternativo, a lotação é limitada. Os ingressos custam R$ 5 e devem ser reservador por meio do telefone (54) 9614.5071.
Dostoiévski no teatro
Gutto Basso estreia o espetáculo 'O Idiota _ Capítulo 6' nesta quinta, em Caxias
As apresentações seguem até domingo, no Estúdio Ricardo Bellini Photography
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: