Integramoda é um evento realizado há 13 edições, voltado ao setor têxtil, que reúne informações captadas pelos grupos de pesquisa do Comitê de Estilo (Fitemasul) e do Núcleo de Moda (Sindivest). As tendências são apontadas sempre com um ano de antecedência em relação à colocação das peças no mercado. Ou seja, as peças que consumidores conhecerão apenas no ano que vem começam a ser concebidas agora.
A coordenadora do núcleo, Veronica Zini, explica que nem toda empresa tem possibilidade de viajar duas vezes por ano ao Exterior. Assim, elas acabam recebendo as impressões colhidas pelos especialistas.
- Lançamos tendências já decodificadas para o público daqui - explica.
Confira os temas trabalhados:
Do Comitê de Estilo (Fitemasul)
:: Imaginário Ornamental: A opulência e a sedução permeiam um universo de feminilidade com essência estética dos anos 1950. Ouro e vitrais se fundem criando texturas únicas com inspiração barroca e bizantina, ornamentadas com rendas e cristais. As palavras-chave são luxo, decoração, ostentação, glamour e feminilidade.
:: Imaginário Espacial: Uma viagem silenciosa ao espaço sideral ou ao fundo do mar. Alta tecnologia em formas ergonômicas e minimalistas. Branco glacial, azuis profundos, cinzas e pontos de luz. As palavras-chave são tecnologia, futuro, androgenia, minimalismo, azul profundo e silêncio.
:: Imaginário Contemporâneo: A explosão da juventude, liberdade, praticidade e despojamento são a alma do tema. Influências dos anos 1960, o colorido e a contracultura dos anos 70, o punk dos anos 80 e o grunge dos anos 90 são as principais influências deste tema que aparecem atualizadas de forma chique e sofisticada.Todas essas décadas em interpretações atuais, manifestam transgressão e rebeldia e permitem jovialidade nos looks sem perder o luxo e romantismo boho. O preto e o banco servem de neutros a todo o colorido que se faz presente. Os volumes são trabalhados em contraste com peças ajustadas. Também fazem parte deste universo, detalhes inacabados, zípers, correntes e metais. As palavras-chave são grunge, punk, contemporâneo, chique e rebelde.
:: Imaginário Medieval: Inspirados na magia dos contos de fada, com fortes referências do período medieval, este tema tem silhueta longilínea com evidência discreta dos ombros. As texturas criam volumes e lembram armaduras e peles de animais selvagens. As palavras-chave são metais brutos, proteção, escudos e natureza selvagem.
Do Núcleo de Moda (Sindivest)
:: Hidrocor: Espaço para a cor. Cinemático (cinema matemático? Filmes lógicos onde a história conta ao fim antes que ele aconteça! Filmes de suspense como os de Alfred Hitchcock) com paisagens decorrentes, imagens clássicas e "rebobinadas" simetricamente. Espaço de humor, de design e de estampas retro: sinônimo de elegância nas cores verde folha, vinho, marinho, pink e uva.
:: Glacial: O preto, a terra, o branco, a neve. O ambiente lúdico, de performance medieval, inspirado pela proteção: armaduras, carapaças e espadas. Selvagem, florestas nevadas. O rústico e tecnológico com detalhes esportivos com sobreposição de neutros, de cores frias e de apelo gélido nos pretos, brancos, cinzas, pinceladas de azuis e roxos. Pele, pelo, lobo e urso.
:: Fantasia: A riqueza imaginária ligada ao universo dos contos de fada e das vontades adultas de voltar a acreditar em finais felizes. Dourados, preto, vermelho e amarelo para decorar estampas bizantinas que remetem às capelas e vilas italianas. O espaço de sincretismo para acreditar em tudo: bruxas, fadas, santos e anjos. Transmite a necessidade de crer em algo que reforce a fé, independente da crença.