Metalúrgico, sindicalista, medalhista e escultor, o caxiense Bruno Segalla (1922-2001) imprimiu posicionamentos humanos e políticos em grande parte do trabalho produzido. Parte deste legado integrou-se à paisagem da cidade, e é justamente essa a abordagem da exposição Bruno Segalla - Monumentos de uma Trajetória que será aberta nesta terça-feira, às 19h30min, na sede do instituto.
Oito monumentos públicos forjados pelas mãos de Segalla serão detalhados. Como eles se encontram fora do museu, a reconstituição do processo criativo será realizada a partir de fotografias e rascunhos. A partir dele, os mediadores discorrerão sobre materiais utilizados e técnicas para a concretização das obras.
- Nossa intenção é mostrar como foi feito o trabalho, a partir de desenhos e primeiras provas da escultura - explica a coordenadora administrativa do instituto, Suzana Missaglia.
As criações de Segalla podem ser contempladas em pontos distintos da cidade. Há a escultura do padre Giordani, em frente à Igreja de São Pelegrino; o Jesus Terceiro Milênio, nos Pavilhões; o Instinto Primeiro, na Praça Dante Alighieri; o Monumento aos Direitos Humanos, na Câmara de Vereadores; a escultura de Ana Rech, em frente ao templo do bairro; o busto de Henrique Ordovás Filho, no Centro de Cultura Ordovás; o relevo de Percy Vargas de Abreu e Lima, na Casa da Cultura; e o busto de Bento Gonçalves na Assembleia Legislativa, na Capital.
Agende-se
:: O que: exposição Bruno Segalla - Monumentos de uma trajetória
:: Quando: abertura nesta terça, às 19h30min. Visitação até 30 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Agendamento por telefone ou pelo e-mail memoriaviva@brunosegalla.org.br
:: Onde: Instituto Bruno Segalla (Rua Andrade Neves, 603 - Centro - % 3027.6243)
:: Quanto: entrada franca
Grupos e escolas podem agendar visita mediada, mas Suzana afirma que embora a exposição seja autoexplicativa, sempre há alguém no instituto para dar informações a todos os visitantes interessados.
Artes
Instituto Bruno Segalla, em Caxias, abre exposição nesta terça
Processo criativo do escultor é o foco da mostra
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: