O título de Biblioteca do Ano, que a Biblioteca Municicipal Dr. Demetrio Niederauer, de Caxias do Sul, recebe oficiamente nesta segunda-feira à noite, em Porto Alegre, é resultado de um conjunto de fatores que mostram como ações criativas, mas simples - portanto, sem necessidade de grandes investimentos financeiros -, podem ser de grande valia no incentivo à leitura.
"A escolha se deveu não só à magnífica estrutura e ao amplo acervo da entidade, acumulado em mais de seis décadas de história, mas, sobretudo, à consistência, continuidade e abrangência dos projetos de promoção da leitura que desenvolve, envolvendo as escolas e a comunidade extraescolar e que se tornaram referência em âmbito nacional", diz a carta assinada pelo presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Osvaldo Santucci Jr., enviada à diretora da biblioteca caxiense, Maria Cristina Pisoni.
O escritor Uili Bergamin, que integra a equipe de projetos da biblioteca e coordena três dessas ações - as rodas de leitura, o Livros para Ouvir e o Concurso Anual Literário -, destaca que todo o trabalho é feito pensando em democratizar a leitura, levá-la para o maior número de pessoas possível.
- Não trabalhamos pensando em ganhar prêmio, mas esse reconhecimento nos deixa muito satisfeitos - diz.
Ele cita as rodas de leitura como um exemplo da essência do conjunto de projetos desenvolvidos pela instituição:
- Elas são algo simples, barato e acessível. Levo um texto, geralmente um texto curto, conto crônica ou poema, e sentamos em roda. Faço a leitura e, depois, debatemos o texto, procurando sempre instigar todos a participar.
Os participantes, que já chegaram a 70 num único encontro, variam: há grupos de adolescentes do Projeto Pescar, jovens cumprindo medidas socioeducativas, clubes de mães, grupos de convivência, etc. Há rodas de leitura mensais na biblioteca, e várias outras são realizadas toda semana nos mais diversos locais, como igrejas e salões comunitários. Bergamin lembra que ano passado, chegou a realizar 12 encontros em uma única semana.
Outros exemplos de propostas práticas e de baixo custo são o Livros para Ouvir, que integra escritores e pessoas portadoras de deficiência visual, e o Livro Livro, que permite o câmbio gratuito de obras.
Ideias de baixo custo, mas de grande ganho para a cultura caxiense.
Biblioteca do Ano
Ideias simples conduzem a resultado premiado
Projetos de baixo custo ajudaram biblioteca caxiense a conquistar título
Maristela Scheuer Deves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project