
Fundada em 1943 por uma iniciativa de associados e frequentadores do Clube Juvenil, a Orquestra Sinfônica de Caxias, à época regida pelo maestro João Cosner, apresentou-se em dezenas de eventos e celebrações pela cidade e região. Um recorte dessa trajetória foi recordado por João Spadari Adami em uma das colunas "História da Música Caxiense", publicada pelo Pioneiro em 27 de agosto de 1960.
A partir da foto de um concerto ocorrido em julho de 1948, nas dependências do Juvenil (ao lado), Adami enumerou uma das pioneiras formações do grupo. Vamos a ela: regente (João Cosner), pianista (Décio Vieira), violinistas (Duilio Geremia, Nestor Bento Alves, Luiz Rossi, Terezinha Pezzi, Carlos Martinato, Ito Rauber, Arno Bragagnollo, Frederico Müller, Solon Mazarack, Guido Nitschke, Manlio Randazzo, Alfredo Furlan, Danilo Seidl e Edgar Müller), flauta (Waldomiro Torres do Valle), clarinetes (João Gobbi e Atílio Ravetti), saxofone (Eneas Basso), pistões (Reinaldo Gazola, Caetano Mancuso e Wilson da Silva Stone), clarone (Angelo Rech), trombone (Pompeu da Silva Stone), contrabaixos (Francisco Chiarello e Germano Troian) e bateria (Luiz Timmers).
À época, a orquestra já havia realizado apresentações no Cine Teatro Central, no Guarany e Ópera, no Círculo Operário Caxiense, no Recreio da Juventude e no Recreio Guarany, além de ter incursionado por cidades da região, como Flores da Cunha e Bento Gonçalves.
Detalhe: integrante do acervo da ex-rainha do Juvenil Nóris Pezzi D’Andrea Curra (eleita em 1959 e falecida em 2014), a imagem acima traz a inscrição 43 junto à cortina do palco. Trata-se da referência aos 43 anos do Juvenil em 1948 - a agremiação surgiu em 1905.


Rádio Caxias em 1949, Festa da Uva em 1950
Dois eventos marcantes na história de Caxias também contaram com a música da Orquestra Sinfônica e do Grande Coral Misto. A inauguração das novas instalações da Rádio Caxias, no Edifício Sehbe, em 8 de dezembro de 1949, e a Festa da Uva de 1950.
Na edição de 70 anos atrás, a orquestra, sob a regência de João Cosner, e o coral, dirigido por Francisco Menegat, integraram a programação artística entre os dias 6 e 18 de março (foto abaixo).

Nova pianista em 1949
Conforme matéria do Pioneiro de 14 de maio de 1949 (reprodução abaixo), naquele semana a orquestra retomava seus ensaios para a nova temporada de apresentações. O encontro do maestro João Cosner com os músicos, no Clube Juvenil, também marcou a integração ao grupo da jovem pianista Lorita Sanvitto Andreazza, então presidente do Grupo das Falenas.
Pianista e professora com larga trajetória na cena erudita caxiense desde então, dona Lorita celebrou 92 anos no último dia 30 de março.

