Foto: Acervo pessoal família Meneguzzo / Divulgação
A história de Américo começou há muito tempo, antes mesmo do seu nascimento. Seu avô, Francisco Meneguzzo, veio da Itália junto com as primeiras levas de imigrantes italianos. Mais tarde, já em solo brasileiro, José Meneguzzo, filho de Francisco, casou-se com Tereza Borssato. Na década de 1950, o casal foi morar em Vila Segredo, no Rio Grande do Sul, onde teve cinco filhos: Pedro, Armindo, Américo, Agenor Meneguzzo e Aurora. Quando adultos, os irmãos se separaram e cada um construiu sua própria família em cidades diferentes.
Em 1957, ainda crianças, os irmãos Pedro, Armindo, Américo e Agenor posaram para um retrato de família, em Getúlio Vargas (RS). Retrato este que seria, durante muito tempo, a única ligação que teriam um com o outro.
Sessenta anos mais tarde, os irmãos encontraram-se novamente e repetiram, com uma segunda foto, o primeiro retrato que fizeram juntos. A irmã, Aurora, não aparecia nas fotos.
Foto: Acervo pessoal família Meneguzzo / Divulgação
– Nós, filhos de Américo, só fomos conhecer nosso avô paterno quando ele tinha 80 anos, quando ele veio nos visitar em Caxias do Sul – diz.
Américo casou-se novamente ao ficar viúvo. Sua segunda esposa chamava-se Dileta Meneguzzo e eles tiveram três filhos: Ademar, Dulcimar e Lordes.
Segundo relatos da família, Ademar e Dulcimar ficaram 35 anos sem ver o irmão, Américo. Porém, em 2015, quando Américo ficou muito doente, a filha Nilva entrou em contato com o primo José Meneguzzo para alertar sobre o estado de saúde do seu pai. Assim, comunicaram-se os irmãos de Américo sobre a doença, e os três irmãos se deslocaram para, finalmente, reencontrarem-se.
Ainda muito jovem, Américo perdeu a mãe e teve que cuidar de seus irmãos, pois o pai saiu de casa a procura de trabalho, deixando-os sozinhos. Nilva conta sobre a época:
– Meu pai conta que rezava muito e pedia a Deus: "O que vou dar de comer para meus irmãos?". Então ele ia até a lavoura, colhia milho e este foi o único alimento deles por um tempo – conta.
75 anos de histórias
Foto: Acervo pessoal família Meneguzzo / Divulgação
Atualmente, Américo é casado com Luisa Alnoch Meneguzzo e teve mais quatro filhos: Dalmir Meneguzzo, Nilva Libra Meneguzzo, Iracema Meneguzzo e Elizete Meneguzzo. Americo tem seis netos – Andrius Barros e Anderson Barros, filhos de Iracema, Rafael Meneguzzo, filho de Dalmir, Cristiane Bozardi e Isadora Bozardi, filhas de Nilva, e Gabriel Henrique Dalzen – e dois bisnetos – Andrey Barros, filho de Andrius e Pedro Meneguzzo, filho de Rafael.
Na última segunda-feira, Américo comemorou o aniversário de 75 anos.