Bom Dia! Amanhece um dia muito especial... Dia 4 de outubro é o dia de São Francisco de Assis... O ideal de São Francisco é repleto de vida e de amor... Amo ser franciscano... Ele é o Padroeiro da Ecologia, o Protetor dos animais, o Santo dos Pobres, o inspirador da simplicidade e do amor à criação... São Francisco, rogai por nós! Viva São Francisco!
“Sou da esperança. Fiz um contrato com a vida e cumpro, fielmente, a cláusula da não desistência. Viver inteiro é o que me inspira.” (Gabriel Chalita).
A vida acontece no encontro com referências. Sempre nos inspiramos em alguém, quer seja como ideal de vida ou no exercício da profissão. Os outros nos ensinam e nos desafiam, assim como nos tornamos exemplos para os demais. Posso afirmar que sou apaixonado por São Francisco de Assis, que seguiu o Mestre Jesus de uma forma muito criativa e dinâmica. Francisco simplesmente não aceitou viver de qualquer jeito, inventou um modo novo de ser e de fazer. A lepra, naquele tempo, era incurável e contagiosa. Os leprosos não eram tratados como dignos. O jovem de Assis larga tudo e vai ao encontro dos desencontrados.
Além de levar o Sagrado para o universo criado, São Francisco descobre no rosto dos leprosos o semblante sofredor do Cristo. Abandona a casa do pai, que era um rico comerciante, para reconstruir uma igreja abandonada. Francisco decidiu viver de forma inteira, isto é, desprendido de tudo para servir a todos, respeitando o cenário da obra da criação. O jovem de Assis abraçou a esperança e a transformou numa forma de vida, incluindo a cláusula da não desistência. Como é bonita a vida de quem decide viver inteiro, valorizando o que realmente tem valor e não se perdendo na contradição das aparências. Francisco de Assis, 800 anos depois, continua empolgando, ensinando e desafiando a todos os que não aceitam estacionar na superficialidade.
O seu exemplo não está restrito aos registros biográficos, mas presente nas muitas ações que são realizados em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade e nas incontáveis iniciativas de cuidado para com o meio ambiente. Francisco de Assis permanece vivo e atual quando estendemos as mãos para auxiliar aqueles que mais necessitam, quando compreendemos que o universo criado é um templo sagrado, quando anunciamos a paz, sem usar palavras. Sou imensamente agradecido pela vocação franciscana. Me sinto pequeno diante do legado que São Francisco deixou. Seguimos aprendendo a amar as pessoas, os animais, o universo e ao Criador. São Francisco vive em nosso coração.
Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!