Foi inaugurada no domingo a Casa de Acolhida Papa Francisco, que receberá jovens que são obrigados a deixar os abrigos públicos ao completar 18 anos de idade. A unidade atenderá no bairro São Caetano, em Caxias do Sul e ficará sob a responsabilidade da Associação Mão Amiga. A solenidade de inauguração teve missa, procissão, bênção e um almoço para 500 pessoas. Os recursos obtidos com a venda dos ingressos do almoço serão revertidos para a manutenção da casa.
Segundo o frei Jaime Bettega, Caxias do Sul tem atualmente 14 jovens que completaram ou vão completar a maioridade em 2019 e não têm para onde ir. O serviço também poderá acolher outras pessoas que já saíram dos abrigos públicos há pouco tempo e se encontram situação desfavorável. No total, serão quatro vagas para mulheres e 16 vagas para homens.
— Durante o dia, os acolhidos vão trabalhar, estudar. À noite, poderão ficar na casa e fazer a autogestão da vida e do moradia — resume o frei.
A abertura definitiva do imóvel, que foi todo reformado com ajuda da comunidade, depende apenas de ajustes na rede elétrica. O imóvel transformado na Casa de Acolhida Papa Francisco foi doado pela Associação de Moradores do Bairro (Amob) e pelo Clube de Mães do São Caetano.
Solidariedade
Casa de acolhida para jovens que deixam abrigos públicos é inaugurada em Caxias
Serviço atenderá no bairro São Caetano
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project