O Euzébio Beltrão de Queiroz vai ficar ainda mais colorido neste sábado e domingo. É que a comunidade receberá o Muros da Quebrada, uma nova etapa do Mosaico na Quebrada, projeto que busca revitalizar o bairro, promovendo intervenções de arte urbana. Desta vez, a proposta ganha alcance nacional, com a participação de artistas de São Paulo e Rio de Janeiro, além de grafiteiros de Caxias e da Capital. Ao todo, são 22 artistas selecionados pela equipe curatorial do Instituto SAMbA, pelo produtor cultural do projeto, Chiquinho Divilas, e pelo grafiteiro caxiense Gustavo Gomes. Entre eles, estão nomes como Acme, da Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, Oito80, de São Paulo, criador do grafite acima, e Kelvin Koubik, de Porto Alegre. Eles poderão ilustrar suas artes em 15 muros mapeados pela comunidade.
Presidente do Instituto SAMbA, a arquiteta Jessica De Carli, conta que a seleção ocorreu via edital e que a equipe foi surpreendida positivamente pelo número de interessados — ao todo, foram mais de 100 inscritos.
— Selecionamos um artista da Rocinha, porque ele tem um trabalho social comprovado muito grande, o que faz bastante sentido com a conexão que temos com a comunidade daqui. E também selecionamos o Oito80, de São Paulo, porque também tem um trabalho bem significativo na comunidade dele. Do RS, tem Pelotas, Santa Maria, Canoas, Porto Alegre e, obviamente, Caxias — detalha.
Além do colorido nos muros e da interação entre os moradores e artistas, a ação ainda apresentará uma novidade. O Vielas Espaço Cultural, localizado no coração do bairro, oferecerá ao público um café de marca própria do Mosaico na Quebrada, com valor simbólico de R$ 5, que será revertido para ações na comunidade. A ideia é que o espaço também disponibilize a bebida em futuros eventos. As atividades por lá vão rolar das 8h às 16h, nos dois dias.