Projeto que prevê ampla intervenção urbana no bairro Beltrão de Queiróz, em Caxias, o Mosaico na Quebrada já está realizando suas primeiras ações. A iniciativa foi apresentada e abraçada pela comunidade durante o tradicional encontro do Dia das Crianças, que movimentou cerca de 500 pessoas no bairro. Conforme a arquiteta Jessica De Carli, presidente do Instituto SAMbA e uma das responsáveis pela iniciativa, a ideia era de que o Mosaico na Quebrada fosse validado dentro da comunidade antes de ir a público. Para isso, crianças foram convidadas a vestirem camisetas customizadas com o logo da marca, além de pintarem a inscrição em muros, com a ajuda de um molde.
– Queríamos criar uma relação de afetividade da comunidade com a marca – justifica Jessica.
O Mosaico na Quebrada vai envolver uma série de projetos dentro da comunidade, entre eles a pintura das fachadas das casas e a revitalização de escadarias, além de oficinas para profissionalizar os moradores e reforma do centro comunitário. A marca apresentada para os moradores como uma primeira etapa da iniciativa foi criada por Rafael Lunardon. A intenção foi usar a própria voz da comunidade como inspiração.
– Esse lettering veio de uma relação com a favela, de placas como “faço frete”, “corto cabelo”, que seguem um padrão meio tipo estêncil – conta Jessica.
O Mosaico na Quebrada tem como principal referência um projeto que coloriu a favela Santa Marta, no Rio de Janeiro. Por aqui, a realização é garantida via Lei de Incentivo a Cultura (LIC) tanto municipal quanto estadual e das parcerias com empresas.