O último fim de semana foi de projeção para a artista Ritamar De Venz Francescatto, de Flores da Cunha. Uma obra dela participou do Salão Internacional de Arte Contemporânea, que foi realizado no fim de semana numa das galerias do Carrousel du Louvre, em Paris. Ritamar foi a única gaúcha selecionada na mostra, que teve participação de diversos brasileiros, além de artistas da Suíça, Argentina, etc. O contato surgiu por meio da galeria de São Paulo Uptime Art Gallery, que representa a artista florense. A curadora é Marisa Melo.
A obra de Ritamar que visitou Paris se chama Reflexo de Quixote (abaixo), um bom exemplo do momento atual da criação da artista, mais voltado ao universo feminino. Estão presentes ali questões como a maternidade, os desafios frente ao momento atual, a ligação com a natureza, a energia e o poder.
– Quem eu sou realmente, o que aconteceu com minha vida, quem eu sou e do que faço parte, o que estou fazendo aqui? – lista a artista, sobre as perguntas que estão norteando seu trabalho atualmente.
Um dos diferenciais de Ritamar é a multiplicidade de técnicas e a exploração das cores. Tinta a óleo, tinta acrílica, pastel, aquarela e muitas texturas (como dá para perceber na obra que esteve na França) fazem parte das criações. Para acompanhar o trabalho da criadora florense, visite o perfil de Instagram @ritamar_art.