Um dos instrumentistas de Caxias que mais teve seu talento projetado a nível nacional e internacional, o guitarrista Paulo Schroeber deixou uma lacuna no cenário do metal após sua morte, ocorrida há exatos oito anos. A boa notícia é que tem material inédito do cara chegando às plataformas digitais nesta quinta (24). O EP Fear Ritual – Legacy relembra a primeira banda autoral que Schroeber teve, cerca de 30 anos atrás. O grupo se dedicava ao death metal e, na época, conquistou fãs como os integrantes do Krisiun, icônica banda do gênero.
Em 2013, o guitarrista caxiense resolveu regravar algumas músicas da Fear Ritual e convidou o amigo baterista Thiago Caurio para ficar responsável pelas baquetas. Os dois chegaram a realizar alguns ensaios, mas o lançamento do projeto foi interrompido pela morte precoce de Schroeber, em 2014, aos 40 anos. A partir de então, Caurio passou a tentar reunir integrantes da antiga formação da Fear Ritual para completar as gravações com as guitarras que ficaram imortalizadas em gravações.
Várias dificuldades se apresentaram nesse tempo e acabaram atrasando o projeto, mas o EP com seis músicas finalmente ganha lançamento nesta quinta (24), contando inclusive com a participação do vocalista original da Fear Ritual, Ale Amorin. O projeto envolveu ainda o baixista Ayka (Astafix) e contou com participações especiais de Tita Sachet (que foi namorada de Schroeber e colega de banda na extinta Fall Up) e Juliano Brito nos vocais. Já Benhur Lima assinou a mixagem.
– O Paulo me ajudou muito, ele foi muito importante na minha carreira, então, eu tinha que fazer isso em homenagem a ele. Ele tem muitos fãs que ainda acompanham. Seria muito injusto esse material ficar preso aqui em casa – comenta Caurio.
Apesar do EP conter apenas seis músicas, Schroeber deixou 18 faixas gravadas, que permanecem sob os cuidados de Caurio. Ou seja, pode ser que rolem outros lançamentos futuros. Escute uma das músicas abaixo.
Encontro neste sábado para celebrar lançamento
A chegada do EP reforça a importância do legado musical de Schroeber e deve ser celebrada à altura. Fãs, amigos e familiares do músico vão se reunir no São Patrício Bar, às 19h deste sábado (26), para uma audição – certamente muito emocionada – do EP.
Um telão montado no bar vai exibir vídeos de um show até então inédito, gravado logo depois da morte do guitarrista, na Casa da Cultura de Caxias. A apresentação contou com músicos que tiveram bandas com Schroeber, reunidos para prestar uma homenagem. Um clipe retirado desse show também será disponibilizado, no canal de YouTube do guitarrista (veja abaixo).
Toda a discografia física lançada por Schroeber estará à venda no São Patrício neste sábado, além de um livro escrito por sua mãe. Toda renda arrecadada será destinada à Lauane Onice Silva Dias, que precisa de uma cirurgia de urgência.
A entrada no bar será gratuita.