Neste sábado (29) é o Dia da Visibilidade Trans e, para marcar a data em Caxias, a ONG Construindo Igualdade promove uma live bem especial, às 19h. A convidada será Agda Pacheco Rocha (foto), autora da obra CORPOesiaTRANS. Natural de Torres mas radicada em Porto Alegre, a escritora trans de 24 anos já havia participado da coletânea TodAs EscreVemos (2021) e agora publica seu primeiro livro solo, resultado de suas reflexões durante o confinamento da pandemia. Agda define a obra como um registro poético-artístico-político.
A live vai contar ainda com a participação da doutora em Letras Camila Alexandrini, que assina a produção e a revisão da obra; e mediação da diretora da ONG caxiense, Cleo Araujo. A transmissão será pelo perfil de Instagram @cleoaraujooficial. Para adquirir o livro, é necessário encomendar via WhatsApp pelo número (51) 99366-4817 ou entrar em contato com o coletivo Fora da Asa pelas redes sociais.
Além da live, o sábado terá ação social organizada pela ONG Construindo Igualdade. Das 9h às 18h, a Casa de Acolhimento da entidade (Rua Miguel Muratore, 427) será ponto de coleta para doações de alimentos, posteriormente encaminhadas a pessoas LGBT+ em situação de vulnerabilidade na cidade.
Na tevê
E por falar em visibilidade trans, o Canal Brasil também celebra a data com a exibição especial do ótimo documentário Bixa Travesty, dirigido por Claudia Priscilla e Kiko Goifman e protagonizada por Linn da Quebrada/Lina (artista atualmente confinada na casa do Big Brother Brasil e que tem pautado diversas reflexões sobre a realidade trans em rede nacional).
A produção será exibida na madrugada desta sexta para sábado, à 0h10min. Logo após o filme, o canal exibe um episódio especial do programa TransMissão, com participação de Lina e Jup do Bairro.