Os adolescentes sempre estiveram entre os principais consumidores da obra do escritor caxiense Pedro Guerra. Eis que agora o autor decidiu levar esse público para dentro de um livro. A parceria surgiu a partir do Ateliê Literário da escola Cetec. O grupo de alunos, com idades entre 16 e 17 anos, ganhou a missão especial de escrever o epílogo de Fala de Amor para Mim. A obra deve ser o 14º lançamento do escritor, com previsão para junho.
Durante o processo, a gurizada participou de oficinas de escrita criativa orientadas pelo próprio Pedro. Além de fomentar a leitura e a produção textual, a atividade complementar busca oferecer o domínio da imaginação e o incentivo ao processo criativo.
A previsão de encerramento do texto coletivo é até o mês de março. Como o nome adianta, o livro fala de amor e, segundo o autor, a participação dos adolescentes deve trazer mais pluralidade nas reflexões sobre o tema. Para valorizar ainda mais a parceria com os estudantes, Pedro os convidou também para autografar a obra quando for lançada.
Outro livro
Os talentos literários do Cetec também estão presentes em outra obra, desta vez realizada por meio do Projeto Flags. O intercâmbio cultural envolveu 25 alunos do Ensino Médio da instituição caxiense e 42 estudantes da Escola Secundária de Caldas das Taipas, que fica em Portugal. Numa parceria internacional, os estudantes desenvolveram reflexões a partir da pergunta “Como era a vida antes das redes sociais?”.
O resultado da investigação originou uma obra de cinco capítulos, com 324 páginas. O livro foi impresso pela Fundação Vox Populi, instituição promotora do projeto em parceria com o Observatório de Educação da UCS, e recebido com muito orgulho pelos jovens escritores do Cetec durante o último mês do ano.