Chega à terceira edição neste domingo (15) a iniciativa África Fashion e Diversidade, que reúne desfile de moda, poesia, esquetes de teatro, música e dança em Caxias — tudo com foco na cultura afro. A programação ocorre no Teatro Municipal Pedro Parenti, a partir das 16h, mas a participação será somente online, com transmissão ao vivo pelo Facebook ou YouTube do projeto.
Neste ano, serão apresentados 30 trajes confeccionados por Saibatou Sakho, senegalês residente de Caxias do Sul e criador da marca Afric'Art Style. O desenvolvimento das peças também conta com participação de Aline Nascimento. Os 15 modelos que ocuparão o palco exibirão pinturas corporais, tranças, turbantes e outros adereços tradicionais africanos. A maquiagem será assinada pelo senegalês Demba Sokhna, idealizador do África Fashion.
Para completar a tarde de celebração afro, haverá esquetes e performances que conectam as línguas português, francês, wolof e criolo. A programação se encerra com apresentação de música e dança com o grupo Sabar África.
Mesmo sendo um evento com foco online, a organização sugere que os participantes se inscrevam pelo link. O projeto África Fashion e Diversidade é viabilizado por meio do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, com recursos da Lei Aldir Blanc.