A Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul mostra que mantém o seu movimento mesmo neste período do distanciamento social e estreia nesta sexta-feira (27) seu novo videodança: História da Dança: 100 anos em +-100. O trabalho marca a estreia do corpo de bailarinos que foi escolhido em maio deste ano para integrar a companhia, e explana, de forma divertida, a construção sociocultural das linguagens da dança a partir dos séculos 20 e 21, considerados precursores do que se conhece atualmente como dança contemporânea. Junto ao vídeo, será disponibilizado ainda um material que servirá como ferramenta de consulta à comunidade, com referências bibliográficas sobre movimentos e artistas que fazem parte da história da dança moderna e pós-moderna ao redor do mundo.
Para desenvolver a obra coreográfica, o grupo contou com concepção artísticas e direção cênica de Paula Giusto, coordenadora da Unidade de Dança da Secretaria Municipal de Cultura, concepção de figurinos de Cristina Lisot e Fernanda Giusto e trilha sonora de Roberto Scopel. Além disso, a professora Magda Amábile Carpeggiani Bellini, coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da UCS, auxiliou na pesquisa do material sobre a história da dança que acompanhará o vídeo.
O lançamento do novo trabalho será no Zarabatana Café, junto ao Centro de Cultura Ordovás, às 19h30min. Na ocasião, a Cia Municipal de Dança vai apresentar a performance Tu És. Vale lembrar que todas as medidas para combater o contágio pela covid-19 serão adotadas durante o evento. É obrigatório o uso de máscara, álcool gel e distanciamento.