Aí abaixo está o registro de uma das visitas que a artista caxiense Natalia Bianchi está realizando ao Instituto da Audiovisão (Inav). Esses encontros, que também vão incluir a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), ocorrem até o dia 5 de agosto como parte do projeto Pelas Janelas Delas. A artista nasceu com acromatopsia, que faz enxergar o mundo em tons de preto, branco e cinza. Desta forma, as questões da visão estão entre as temáticas constantes de suas criações. Nesses encontros, ela está colhendo impressões sobre as obras da série Pelas Janelas Delas, composta por desenhos de seres com grandes olhos e corpos disformes (acima). Os tamanhos chamam atenção: alguns trabalhos chegam a um metro e meio de altura. Além de colher respostas sobre suas criações, Natalia também pretende com esse contato mostrar para outras pessoas com deficiência visual o quanto a arte pode ser libertadora.
A iniciativa, contemplada pelo edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, vai realizar uma exposição física em Caxias, assim que a pandemia permitir.
Em setembro, Natalia deverá retornar à Apadev e ao Inav para mostrar uma vídeo-exposição. No perfil de Instagram @pelasjanelasdelas, é possível conferir mais do processo criativo da artista, com vídeos, croquis e referenciais.