Será bem movimentada e produtiva a passagem do grafiteiro Pixote Mushi por Caxias do Sul, como convidado do Projeto SAMbA Território Urbano - Residência de Artista 2021, do Instituto SAMbA. Na bagagem, Pixote traz vivências como produtor cultural, arte-educador, designer, artista visual, além de ser reconhecido por grandes murais que retratam figuras do povo inspiradas por técnicas do cordel e da xilogravura.
Pixote nasceu e atua mais fortemente em Diadema, no interior de São Paulo, cidade que possui mais ou menos o mesmo porte de Caxias do Sul. Por aqui, ele deixará sua marca, ou melhor, seus traços, imortalizados na fachada lateral da Gpaniz, empresa localizada na entrada do bairro Canyon (Rua da Felicidade), na zona norte da cidade. A obra, com mais de 80 metros, terá participação de artistas locais, neste domingo (4). Um detalhe legal sobre o lugar escolhido é que a mesma fachada foi palco para um outro encontro de grafite em 2012, organizado por Gustavo Gomes em parceria com o Cami São José. Agora, a história se renova com a inserção de novos olhares.
Durante sua permanência em Caxias, Pixote também participa de uma residência no Instituto SAMbA, trocando impressões sobre xilogravura com a artista Mara De Carli. Realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Território Urbano também prevê oficinas de grafite, breaking e popping em parceria com a Fluência Casa Hip Hop.