Trabalhar simbologias míticas, tanto na oralidade quanto no corpo, integra os objetivos do projeto “Quando o mito ganha corpo e voz: (re)descobrindo a força de ser mulher”. Idealizada pela pesquisadora Carina Monteiro Dias e pela historiadora, coreógrafa e bailarina Vanessa Carraro, a iniciativa vai oferecer oficina gratuita de dança e um podcast com 13 episódios. As ações são viabilizadas com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, executado pela Fundação Marcopolo.
O podcast será conduzido por Carina, abordando detalhes da mitologia afro-brasileira. A intenção é estabelecer conexões entre a ancestralidade feminina das Yabás Nanã, Oyá, Obá, Ewá, Oxum e Yemanjá e as questões das vidas das mulheres na contemporaneidade. O primeiro episódio vai ao ar nesta quarta (12).
Já a oficina de dança está com inscrições abertas por meio do link https://bitlybr.com/owV9. As aulas virtuais serão realizadas semanalmente (durante três meses) a partir deste sábado (15). Essa atividade, ministrada por Vanessa, terá ênfase na simbologia da dança dos orixás femininos e contará com participação do percussionista Cristiano Nunes.
A bonita arte ao lado, criada especialmente para a ação, leva assinatura de Paulinha Suzuki. Para acompanhar mais novidades sobre o projeto acesse Instagram e Facebook do @mitocorpoevoz. Mais informações pelo e-mail mitocorpoevoz@gmail.com.