A alma inquieta de um dos artistas que mais faz falta no universo internacional da música ganha vazão por meio do livro Kurt Cobain - Diários. O lançamento da editora caxiense Belas Letras lembra os 27 anos da morte – completados no último dia 5 – da mente criativa por trás do Nirvana. Com 608 páginas, a obra é apresentada como “o mais precioso retrato sobre a vida e os pensamentos de Kurt”, já que reúne textos íntimos que demonstram a posição do músico frente a assuntos como abandono, amores, família, drogas, etc. São ideias e desabafos escritos antes e durante a fama. Estão ali também, grafados com a própria letra do ídolo, esboços de algumas das músicas mais famosas do Nirvana – aí na foto abaixo te mostramos a letra rabiscada de On a Plain, faixa lançada no clássico disco Nevermind, de 1991.
A Belas Letras trabalha no conteúdo do livro desde outubro do ano passado, e se empenhou em oferecer um retrato legítimo da mente e do coração de Kurt. A obra contou com revisão e preparação de Paola Caputo e Tatiana Yoshizumi, tratamento de imagens de Anderson Fochesato, edição de Mariane Genaro e projeto gráfico de Celso Orlandin Jr. A tradução é assinada por Fernando Scoczynski Filho, que contou um pouco sobre a experiência no site da editora:
– Traduzir a obra Journals foi provavelmente o trabalho mais incrível e difícil que já fiz na vida. É o raro livro que poderia ser descrito como uma autobiografia não autorizada, as palavras do autor expostas da forma mais crua possível. Tão crua, aliás, que às vezes um simples parágrafo me rendia horas de pesquisa para, enfim, compreender algo que Cobain escreveu três décadas atrás, sem ideia do fascínio que suas palavras causariam em um público tão grande, tanto tempo depois.
Kurt Cobain - Diários está em fase de pré-venda, exclusiva e limitada por meio do site www.belasletras.com.br. O valor promocional é de R$ 99,90 e a edição especial inclui o livro com capa dura envernizada, um marcador de página com o logo da banda (esboçado por Kurt), um adesivo do cavalo marinho (outro desenho assinado por Kurt) e uma réplica em tamanho real com a letra de Lithium, um dos inúmeros sucessos do Nirvana.