O edital Ações Culturais das Comunidades, executado pela Central Única das Favelas (Cufa) de Frederico Westphalen, ainda não está com o processo de seleção 100% finalizado, mas já é possível afirmar que Caxias do Sul receberá pelo menos R$ 500 mil de incremento por meio dessa iniciativa. Na última semana, o edital divulgou a lista prévia de selecionados com mais de 150 representantes da cultura da cidade (atuantes principalmente nas periferias).
De acordo com o coordenador da Cufa Frederico Westphalen, Junior Torres, o valor que será recebido por Caxias pode aumentar significativamente, já que o período de recursos ainda está aberto. Além disso, verbas previstas anteriormente para cidades que tiveram pequena participação no edital deverão migrar para outros lugares, e Caxias pode se beneficiar com isso.
Num total, cerca de R$ 14 milhões serão injetados na cultura do Rio Grande do Sul por meio do edital, que utiliza recursos da Lei Aldir Blanc. Vale registrar ainda que a iniciativa entrou para a história por ter recebido 7.824 inscrições. Esse é o maior número de inscrições num edital de cultura no Estado. Os dados oficiais sobre selecionados e valores injetados em cada cidade serão divulgados pela Cufa na semana que vem.