Registros cheios de sensibilidade como esse acima compõem o novo projeto da fotógrafa Mirella Rabaioli. Ela atua há dois anos documentando partos humanizados e domiciliares na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra. Quatro dessas histórias rodeadas de emoção e afeto fazem parte da exposição virtual Nascer - A Luz do Parto, que estará disponível a partir desta quinta (21) no site www.mirellarabaioli.com.br.
Os registros fotográficos foram realizados entre 2018 e 2020 e levam o espectador para o momento íntimo da chegada de um bebê ao mundo, uma jornada na qual as mães são as protagonistas. As fotos mostram ainda a participação do pai, além de doulas especializadas e equipes de enfermeiras obstétricas.
Para construir a narrativa da exposição, foram acrescentados ainda relatos de parto escritos pelas próprias mulheres fotografadas, e textos escritos com curadoria da museóloga Bárbara Hoch. Nascer - A Luz do Parto foi viabilizada com verbas da lei Aldir Blanc de Canoas e pretende promover a ideia do parto humanizado em ambiente domiciliar como uma possibilidade real e segura.