A coluna divulgou, no ano passado, sobre a vaquinha virtual que financiaria as gravações do documentário sobre o Terno de Reis realizado pela família Seibt em Canela, tradição que existe há 60 anos. Pois bem, o filme de 45 minutos ficou pronto e será exibido para todo o Rio Grande do Sul nesta quarta (6), às 22h, por meio do canal TV Canção Nova.
O trabalho conta com olhares íntimos e familiares das irmãs Taís Seibt, que assina roteiro e direção do documentário ao lado João Henrique Bosco; e Daniela Seibt, que pesquisou a tradição dos Ternos de Reis no Rio Grande do Sul em sua especialização em gestão cultural. Elas são netas do fundador do grupo, Edvino Seibt, e filhas de um dos integrantes, Pedrinho Seibt, que toca cavaquinho no Terno de Reis há mais de 50 anos. O documentário reúne imagens de arquivo e registros jornalísticos de diferentes épocas. Vale lembrar que o filme também que, após 60 anos de apresentações ininterruptas, em 2020 o grupo precisou cancelar as atividades devido à pandemia. Desta forma, o filme acaba sendo uma maneira de manter a tradição viva, celebrando sua história longínqua.
Quem perder a exibição desta quarta, poderá conferir a reprise, no dia 10, ao meio-dia.
DVD está à venda
Como a vaquinha virtual não foi suficiente para suprir todos os custos das gravações do filme, quem quiser pode contribuir com o projeto adquirindo o DVD. Em Canela, há exemplares disponíveis na sede da Estofaria Seibt. Também é possível comprar por meio dos canais oficiais do Terno de Reis no Facebook e no Instagram @ternodereis.familiaseibt. O valor é R$ 50.