Quando a organização da Feira do Livro de Caxias optou por transferir a data de realização de outubro para dezembro, a ideia é que talvez a pandemia tivesse dado uma trégua. Infelizmente, isso não aconteceu e a programação da feira acabou sendo diretamente prejudicada. A bandeira vermelha na cidade obrigou a organização a cancelar todas as atividades presenciais, como sessões de autógrafos e bate-papos literários. Além disso, com as aulas presenciais suspensas nas escolas, a feira também perdeu a presença valiosa do público infantil e infanto-juvenil.
As 28 bancas dispostas na Praça Dante Alighieri desde o dia 27 de novembro também amargam resultados diretos da pandemia, já que as vendas estão muito abaixo do esperado. Arcangelo Zorzi Neto, o Maneco, que é um dos livreiros mais antigos de Caxias e atualmente preside a Associação dos Livreiros Caxienses, diz que a presença do público na praça tem sido muito escassa, o que reflete diretamente nas vendas. Ele comenta que somente os livros de saldos, aqueles com preços entre R$ 5 e R$ 15, têm tido um pouco mais de procura. Maneco explica que ainda não há uma projeção de queda das vendas com relação à última edição da feira, mas tomando como exemplo as duas bancas que ele administra na praça, dá para dizer que o faturamento chega a ser menor que a metade da última edição.
— Apesar disso, posso dizer nossa feira está vendendo muito mais do que as feiras que optaram por uma programação online, como Porto Alegre, por exemplo — compara ele.
Como alternativa para recuperar prejuízos, alguns livreiros de Caxias vão estender os descontos da feira para além desde domingo, quando a programação na Dante Alighieri chega ao fim. No caso da Livraria do Maneco, esses descontos ficarão disponíveis por mais uma semana. Quem ainda quiser aproveitar os atrativos da feira na praça, pode visitar as bancas nesta semana, diariamente das 12h às 20h. No sábado, as bancas abrem às 10h.
— Não podemos esquecer que o caminho para o desenvolvimento é o conhecimento, a leitura, o livro — defende Maneco.