A cadeia produtiva da música está no centro de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) do RS. Com números divulgados na última quarta (27), o estudo demonstra o forte potencial de impacto do setor na economia do Estado e, assim, pretende fortalecer a implementação do RS Criativo, programa do governo do Estado dedicado à economia criativa. Veja abaixo alguns dados bem interessantes revelados pela pesquisa, que utilizou como base de informações as prestações de contas de eventos musicais beneficiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) entre 2014 e 2019.
NÚMEROS
:: A cada R$ 100 destinados a eventos musicais, R$ 44,50 são utilizados para pagamentos de artistas e de pessoal diretamente envolvidos na produção, enquanto R$ 55,50 movimentam setores de outras áreas da economia como comércio, indústria e serviços.
:: Apesar da dificuldade apresentada pelos trabalhos informais, a pesquisa apontou 64 ocupações profissionais, considerando artistas e equipes de produção, envolvidas na realização de eventos musicais.
:: São 46 diferentes tipos de empreendimentos (como de som, luz, estrutura, transporte, hospedagem, alimentação) movimentados com a realização de um projeto, o que beneficia, em especial, as micro e pequenas empresas locais.
:: 71,2% desses projetos foram desenvolvidos em cidades do interior do Estado e 59,5% dos recursos alocados nestes eventos ficaram no interior gaúcho
:: O interior concentrou um número maior de eventos, mas com dimensões menores, com média de R$ 202,2 mil por projeto. Na Capital e Região Metropolitana foram menos projetos, mas com média de gastos de R$ 339,95 mil.
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