Esta segunda-feira (11) será um dia bem especial para a Do Arco da Velha Livraria e Café. Exatamente nesta data, há 15 anos, o espaço abria as portas na antiga sede da Rua Os Dezoito do Forte, iniciando uma trajetória pautada pelo incentivo à cena cultural caxiense. A história da livraria passa até mesmo pela criação de um dos maiores blocos de carnaval de rua do Estado, o Bloco da Velha, além de uma série de ações que abriram espaço para quem faz e consome literatura.
Os números dão conta de provar isso: foram 239 sessões de autógrafos (com 6,5 mil livros comercializados), 463 atividades como cursos, palestras e oficinas (com público que ultrapassa oito mil pessoas) e 373 participações em eventos e feiras externas. Até mesmo em período de distanciamento social, a livraria tem reinventado seu e-commerce e a maneira de se relacionar com seu público, investindo nas lives.
Para marcar os 15 anos de trajetória, a Do Arco da Velha desafiou os alunos da disciplina de Design Tipográfico, Iconográfico e Editoração, da UCS, a criarem um novo logotipo para a livraria. O trabalho foi conduzido sob mediação da professora Aline Fagundes. A arte escolhida é esta abaixo, de autoria de Mateus Pasinatto Scopel.
Também para comemorar, a livraria tem passado por algumas reformas, além de oferecer descontos de 15 a 30% durante todo o mês de maio.
Leia também
Mãe e filha falam sobre como exercem, trabalhando juntas, amorosidade por meio da arte
Pedro Guerra: este texto é de grátis
Nivaldo Pereira: arte contra a tristeza
Dia das Mães no distanciamento social: os efeitos psicológicos que o afastamento físico pode causar
Artista Lucas Leite investe no projeto Retratos da Quarentena