Ficar em casa virou, praticamente, uma condição de sobrevivência nos últimos dias. Nestes tempos de distanciamento, o ambiente doméstico se transformou também em portal para nos conectarmos com o mundo, compartilhando inúmeros saberes. Neste sentindo, o coletivo Vivacidade tem sugerido uma nova forma de troca, incentivando que os moradores de Caxias mostrem como enxergam a cidade de dentro de suas casas. É o projeto #CaxiasPelaJanela, que recebe contribuições até o dia 6 de maio, por meio do Instagram (veja abaixo).
Debruçado sobre questões das relações das pessoas com o ambiente urbano onde vivem, o coletivo acredita que o momento atual está criando um "novo rosto" para a cidade. Aí reside um dos aspectos mais bacanas do projeto, o de proporcionar registros fieis de nossos tempos. Além de seu caráter documental, o #CaxiasPelaJanela também acaba transformando os cenários que nos rodeiam nestes dias de enclausuramento por meio da ferramenta transformadora da fotografia.
Através dos olhares de moradores de diferentes pontos da cidade, o Vivacidade propõe ainda o debate sobre as experiências que Caxias oferece em seus espaços públicos.
Participe
:: As fotos devem ser capturadas das 8 às 18h, em Caxias.
:: Os registros devem ser postados no feed ou stories do Instagram e o perfil do autor precisa ser aberto. A legenda deve incluir data, horário e bairro, além da marcação do @vivacidadelab e do uso da hashtag #CaxiasPelaJanela.
:: As postagens podem ser feitas até o dia 6 de maio.
:: Fotos com abordagens políticas, que coloquem pessoas em situações de constrangimento ou descumpram legislações não serão consideradas. Imagens fechadas em marcas também não serão incluídas, nem as que possuírem gifs ou figurinhas.
:: Todas as fotos passarão por curadoria. Aquelas que não respeitarem os critérios não serão compartilhadas.
Leia também
Obras do jovem escritor caxiense Gustavo Tamagno Martins estão disponíveis em e-book
Caxiense Camila De Zorzi investe nos bordados em novo momento da carreira
Artistas de Caxias apostam em campanhas na internet para driblar crise
Walcyr Carrasco participa de live do Instituto de Leitura Quindim nesta quarta